HIV em pauta

Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas publica nota de repúdio sobre fake news divulgada por Bolsonaro

Genilson Coutinho,
25/10/2021 | 15h10

O Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas reagiu à fake news divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro que relaciona infecções por aids à vacinação contra a Covid-19. Confira a nota na íntegra:

Em sua live de quinta-feira (21), o presidente Bolsonaro, com a sua irresponsabilidade costumeira, propagou mais uma de suas mentiras ao simular ler num jornal a informação de que as pessoas que tomaram duas doses da vacina contra o coronavírus, no Reino Unido, estão desenvolvendo a aids.

É no mínimo revoltante ver um presidente que se ocupa em disseminar fake news num momento em que o país enfrenta uma de suas maiores crises na saúde e na economia, chora mais de 600 mil mortes, se depara com mais 20 milhões de famintos e 14 milhões de desempregados.

Os brasileiros merecem respeito! Quem vai parar essa pessoa que desde que assumiu o cargo de Presidente da República tem como missão estimular a necropolítica da destruição? Esperamos que a justiça o responsabilize pois Fake News é crime principalmente quando coloca a vida de mais pessoas em risco, estimula a desinformação e o estigma e a discriminação contra as pessoas que vivem com HIV/aids.

Nós do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas, acreditamos na eficiência das vacinas contra a Covid-19, apoiamos a vacinação completa com a terceira dose e reagimos com indignação às mentiras propagadas.

Repudiamos todo tipo de manifestação contrária à Constituição Federal, ao SUS, à ciência e à dignidade humana. Reforçamos nosso papel enquanto cidadãs na defesa intransigente da democracia e dos direitos humanos.