Tabuleiro da Prevenção chega na Estação da Lapa no Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Renovar a fé e a esperança. Reforçar e ampliar os laços de amizade. Debater para conscientizar que prevenir é sempre melhor que remediar. E o mais importante, provar que acolher é um remédio capaz de ressignificar a vida de quem é acolhido, mas principalmente de quem acolhe. E é assim, com o espírito da solidariedade que a Instituição Beneficente Conceição Macedo se despede do Ano Velho para saudar 2024 com uma extensa programação.
O primeiro ato começa ainda no dia 30 de novembro com a participação no Salvador Moto, evento que reúne os amantes da motocicleta na antiga área do restaurante Casquinha de Siri, na Orla de Piatã. Até o dia 3, a equipe multidisciplinar da IBCM vai encarar o ronco dos motores e acelerar a disponibilização de preservativos internos e externos, além de fitinhas da instituição que há quase 40 anos trabalha para melhorar a qualidade de vida de pessoas que vivem ou convivem com o vírus HIV.
No 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, acontece a intervenção urbana que ganhou o sugestivo nome de Tabuleiro da Prevenção. A ação, em parceria com a Associação das Baianas de Acarajé, vai ser realizada na Estação da Lapa, a partir das 10 horas. Na oportunidade, os usuários do sistema vão perceber que o Tabuleiro da Baiana também tem prevenção, com a oferta gratuita de preservativos e informativos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Ainda no dia 2, a IBCM promove no Casarão da Diversidade, sede do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD), a mudança de faixa do meninos e meninas da creche da instituição matriculados no Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem (CTE Capoeira), a partir das 10 horas. Na ocasião, pelo menos 30 crianças vão dar um passo à frente nesta arte de DNA genuinamente baiano. Uma rodada de acarajé encerra a roda de alegria e confraternização.
Na segunda-feira, dia 4, a Bahia celebra Santa Bárbara e Iansã, data em que a IBCM se veste de vermelho para promover uma festa surpresa. “Vamos guardar segredo. Mas a ideia é celebrar a vida com nossos parceiros e colaboradores. Estreitar laços e reafirmar o compromisso na defesa de todos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A instituição existe com este propósito e com a esperança de que em 2024 mais e mais pessoas se voluntariem de alguma forma para fazer o bem ao seu semelhante”, pontua Padre Alfredo, diretor administrativo da IBCM, lembrando que para o Natal propriamente dito, haverá surpresas e mimos para os colaboradores mais próximos. Tudo com as bênçãos do bom velhinho.