Música

No Circuito

Grupo Botequim celebra mês da Consciência Negra com roda de samba na próxima sexta-feira (8)

Genilson Coutinho,
31/10/2024 | 17h10
Foto: Divulgação

A Roda de Novembro será marcada por um encontro musical inesquecível de nomes que potencializam a luta do povo preto no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo

Ritmo profundamente ligado à cultura afro-brasileira e à herança dos africanos, que fizeram da música e da dança instrumentos de resistência cultural e social, o samba vai merecer uma roda especial no próximo dia 8 de novembro, sexta-feira, quando o Grupo Botequim abre o Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, a partir das 21 horas, para comemorar o mês da Consciência Negra. Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/roda-de-samba-do-botequim-mes-da-consciencia-negra/2704927

Agora no auge da maioridade, o canto do Grupo Botequim vai mais uma vez espalhar sua mensagem de paz por igualdade racial e convidar todos a expressar seu grito por liberdade em forma de música. Para reforçar a mensagem por respeito às mulheres pretas, junta-se ao grupo a cantora e compositora baiana Juliana Ribeiro, que sempre dedicou suas canções à luta do povo preto.

“Temos o mês da Consciência Negra como data de referência, mas obviamente é uma luta que acontece o ano inteiro e o samba é um dos mensageiros da nossa cultura afrodescendente, juntamente com a capoeira, o candomblé e muitas outras influências de matriz africana. Através de nossas músicas e, claro, composições clássicas do gênero, iremos perpetuar esse legado de luta e resistência através da memória artística e musical do samba”, comenta o fundador e cavaquinista do Botequim Roberto Ribeiro.

Ele lembra que Juliana Ribeiro é uma artista que simboliza a força feminina dentro do samba, além de ser uma pesquisadora sobre o gênero musical, divulgando ritmos como Lundu, Côco, Jongo, Maxixe, Sembas Angolanos, Batuque e o ancestral Samba-de-Roda. Autora de canções como Preta Brasileira, que deu nome ao seu último álbum, Juliana também é historiadora e mestre em cultura e sociedade e traz em seu repertório três séculos de canção (XIX à XXI) .

O Grupo Botequim, formado majoritariamente por artistas negros, cumpre seu papel de valorizar e enaltecer as raízes do samba há 18 anos. A roda do Mês da Consciência Negra reafirma sua missão, que tem como marca registrada uma interação calorosa com o público, que não hesita em cair no samba, dançando e cantando junto aos músicos: Roberto Ribeiro (cavaquinho e voz), Washington Rodrigues (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Bolota (percussão), Lalá Evangelista (percussão) e Brinquedo (surdo).

GRUPO BOTEQUIM – Símbolo de resistência e afirmação do samba na Bahia, o Grupo Botequim completa em 2024 uma bagagem de 18 anos de trajetória e carrega a feliz marca de ter sido o responsável pela ampliação da vivência em torno do gênero musical na cidade de Salvador. Com canções autorais registradas no álbum “Festa no Botequim” (2016), o grupo apresenta um trabalho autoral consolidado, sendo reconhecido nacionalmente pelo trabalho de pesquisa sobre o samba tradicional de todas as regiões do país.

SERVIÇO

Grupo Botequim – Mês da Consciência Negra

Local: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo

Data: 8 de novembro (sexta-feira)

Horário: 21h

Valor: R$20,00 (1º lote)

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/roda-de-samba-do-botequim-mes-da-consciencia-negra/2704927