Serviço para trabalhar autoestima da população LGBT é criado em João Pessoa

Comportamento, Social
24 de maio de 2016
por Genilson Coutinho

João Pessoa irá ganhar mais um serviço voltado para o público LGBT. A Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial em parceria com Centro de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics) Equilíbrio do Ser, da Secretaria de Saúde de João Pessoa, irão criar uma nova turma para trabalhar a autoestima de pessoas e familiares desse público. As reuniões começam a partir desta terça-feira (24), acontecerão sempre às terças-feiras, às 15h30, na sede do Equilíbrio do Ser, no bairro dos Bancários.

Para receber de forma adequada e humanizada esse público, a Coordenadoria LGBT vai realizou na última  sexta-feira (20), uma oficina  para os profissionais que trabalham no Equilíbrio do Ser sobre diversidade sexual, gênero e identidade de gênero. O objetivo é oferecer a essa população um atendimento integral, sempre visando respeitar o nome social das travestis, mulheres e homens transexuais.

De acordo com o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Roberto Maia, essa é mais uma importante ação da atual gestão para a população LGBT. “Sabemos sobre a dificuldade de diálogo que esse público tem com seus familiares e do problema que enfrenta quanto ao respeito à sua orientação sexual e identidade de gênero. Outro problema é a violação de seus direitos também no contexto social. Tudo isso reflete negativamente em seu estado emocional, o que compromete sua autoestima, fazendo com que essa população possa vir a desenvolver alguns transtornos psíquicos como depressão, chegando até a tentativa de suicídio”, alerta.

Centro de Cidadania LGBT – A Prefeitura Municipal de João Pessoa inaugurou na última terça-feira (17), um espaço inédito, o Centro de Cidadania LGBT no Parque Solon de Lucena e já disponibiliza serviços gratuitos de psicoterapia, assistencial social e jurídica, além dos cursos profissionalizantes e inserção para o mercado de trabalho. A partir do próximo mês o Equilíbrio do Ser também irá ofertar no Centro massoterapia e outras terapias alternativas.