Arte e Exposições

No Circuito

Lounge do Artesanato da Bahia atrai muita gente no Parque de Exposições

Redação,
15/06/2024 | 15h06
Foto: Divulgação / ASSESSORIA

Nos dois primeiros dias, quinta e sexta-feira (13 e 14/06), no São João da Bahia, o lounge do Artesanato da Bahia se destacou como um dos espaços de interação com o público no Parque de Exposições de Salvador. Um lugar para conhecer os produtos do Artesanato da Bahia, criados por artesãs e artesãos baianos, como souvenirs, acessórios e adereços. A bonita decoração tem atraído muitos visitantes, que aproveitam para registrar suas presenças com selfies e gravações de vídeos.
O Artesanato da Bahia prossegue no São João da Bahia, neste sábado (15/06), quando encerra o primeiro período, que homenageou Santo Antônio. Sempre com novidades, o estande se manterá aberto no Parque de Exposições, de 21 a 24/06, período que se festeja São João, e, de 29/06 a 02/07, quando se homenageia São Pedro.
No lounge, as pessoas aproveitaram para comprar os produtos artesanais, principalmente os acessórios como brincos, bolsas, colares e pulseiras. O espaço se destaca pela decoração no clima de festas do interior e na interação com o público na Plataforma 360 de captação de vídeos e nas selfies e fotografias que podem ser tiradas no cenário instagramável, como a ambientação de típicas comemorações juninas. Já as crianças aproveitam para desenhar no espaço infantil.
“O espaço é maravilhoso, muito bonito, mas o que mais gostei foram as peças. Muitos acessórios bonitos, inclusive comprei uma pulseira que combinou muito com o meu look”, festejou a forrozeira Diana Ferreira, que estava vestida com uma blusa xadrez e aproveitou também para fazer fotos no lounge.
Durante o evento, o Artesanato da Bahia está interagindo com diversos artistas, os presenteando com produtos artesanais. A ação tem como objetivo apresentar a marca para formadores de opinião e reforçar sobre a importância de adquirir produtos feitos pelas mãos de artesãs e artesãos baianos. Nos camarins, a beleza e a qualidades das peças foram elogiados por Adelmário Coelho, Heitor Costa, Daniel Vieira, Netto Brito, Durval Lelys, Sulivã Bispo, Ed Balla, os vocalistas do É o Tchan, Nadson Ferinha e Solange Almeida.
“Replicando o sucesso que foi no ano passado, a Coordenação de Fomento ao Artesanato, da Setre, montou no Parque de Exposições este espaço de posicionamento e promoção do Artesanato da Bahia. Neste lounge bonito e confortável, que, ao mesmo tempo, tem servido para influenciadores e jornalistas fazerem as suas matérias, é um espaço de vendas de comercialização do Artesanato da Bahia. Aqui, há a interação de duas políticas públicas: a do São João, feita pela Sufotur, e a outra do Artesanato da Bahia”, comenta Weslen Moreira, coordenado de Fomento ao Artesanato.
Nesta segunda participação no São João da Bahia, o Artesanato da Bahia marca volta a marcar presença em um evento representativo da expressão cultural do estado, unindo o artesanato às tradicionais comemorações juninas. A ação é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O Artesanato da Bahia conta com o apoio da SUFOTUR.