Música

Rap Plus Size lança álbum conceitual com participações de Djonga, Kamau, Mulamba, entre outros

Genilson Coutinho,
23/10/2019 | 10h10
Rap Plus Size (Foto: Georgia Nyara)

Rap Plus Size (Foto: Georgia Nyara)

“A Grandiosa Imersão em Busca do Novo Mundo” é o segundo álbum do Rap Plus Size, duo formado por Sara Donato e Jupi77er, que conta com participações dos rappers Djonga, Monna Brutal, Kamau e Cris SNJ, da banda Mulamba, da cantora Danna Lisboa e das slammers Ingrid Martins e Luz Ribeiro.

Os beats foram produzidos pelo criador do selo TEIAinc.: Vibox (Victor Machado), que mergulhou visceralmente nas referências musicais sugeridas por Jupi77er e Sara e juntos construíram a identidade musical da obra. Vibox também assume a mixagem. A masterização é assinada pela produtora musical Malka, travesti dona do selo TravaBizness.

“Por isso falamos de gênero no álbum de uma forma que nunca falamos antes. Falamos em um sentido total de desconstrução de gênero e não apenas de uma masculinidade ou feminilidade tóxicas. É uma percepção além disso, é sobre os papéis de gênero, as suposições de gênero que são feitas desde o começo para todos e desconstruir isso”, explica Jupi77er.

Cada faixa de “A Grandiosa Imersão em Busca do Novo Mundo” tem uma temática específica ligada a água e oceano, que complementa o conceito do disco. Foram pensadas para contarem uma história e trazerem soluções para os problemas sociais em que se encontram. As músicas são seqüenciais em seu conceito, que começa no “Aquário”, que representa o sistema, e segue a sua jornada quebrando o “cistema” através das brechas que ele dá, até a chegada no “Novo Mundo”.

“Quem tinha uma idéia do que era Rap Plus Size agora vai começar a entender que Rap Plus Size não era só aquilo, Rap Plus Size pode ser o que quiser. Nesse disco, a musicalidade vai do reggae ao soul e o maracatu”, explica Sara. “E a gente traz essas questões sociais contemporâneas que precisam ser decolonizadas. Buscamos respiro em afetos e em coletivos para que a gente possa chegar de fato nesse novo mundo, que vai ser construído por nós: pelo diverso, pelo o que não é a norma”.

A capa do álbum mostra essa imersão em busca do novo mundo e tem arte de Renata Tomé. Ouça “A Grandiosa Imersão em Busca do Novo Mundo”: http://abre.ai/agibnm

Sobra Rap Plus Size

Rap Plus Size, formado por Sara Donato e Jupi77er, é um duo de Rap, Hip Hop e Funk que, desde 2016, se juntou na música como forma de expressão para combater a gordofobia, o machismo, o racismo, a LGBTfobia e todo tipo de opressão. No início, deveria ser apenas um projeto paralelo à carreira de Sara e Jupi77er, porém após o lançamento do primeiro álbum, homônimo, o projeto se solidificou em grupo de RAP, realizando inúmeras apresentações e diversas parcerias musicais que levaram a dupla ao grande destaque da cena do RAP nacional. Em 2018 firmaram parceria com a festa Toda Grandona, uma festa para empoderamento gordo com foco no body positive e criaram a música de mesmo nome da festa, que viralizou nas redes sociais. trazendo enorme visibilidade não só para a festa, mas para a causa principal do Rap Plus Size, de empoderamento e desconstrução do padrão de beleza. Em 2019, Rap Plus Size trabalha no novo álbum: “A Grandiosa Imersão em Busca do Novo Mundo” e viaja o Brasil levando sua arte e sua militância em prol do empoderamento de corpos dissidentes desconstruindo os padrões de beleza e cobrando respeito, empatia e diversidade no RAP e na música brasileira.

Integrantes

Sara Donato, original de São Carlos, canta RAP desde os 14 anos e em 2013 lançou seu primeiro álbum, de nome “Made In Roça também a xenofobia da capital paulista com as pessoas do movimento no interior do Estado.

Jupi77er rima desde os 12 anos e em 2015 lançou seu primeiro álbum, “A Arte da Refutação”. Em 2019 se assumiu trans não binário e a partir de então realizou a troca de seu nome artístico e social trazendo visibilidade para a causa trans e acolhendo essa pauta nos trabalhos do Rap Plus Size, que com a modificação alterou seu logo também, com a bigorna transfeminista.