Cresce procura por testagem rápida para detecção de Aids e DSTs no carnaval de Salvador

AIDS em pauta, Comportamento, Saúde, Social
9 de fevereiro de 2016
por Genilson Coutinho
Em apenas 30 minutos, cerca de 967 foliões puderam conhecer sua condição sorológica para a HIV, hepatites C e sífilis. Esse é o número de pessoas que passaram pelas duas unidades do projeto Fique Sabendo até a noite de ontem (07). A iniciativa faz parte das ações de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTS) e Aids, e propõe a detecção precoce dessas enfermidades através do teste rápido com a coleta de apenas uma gota de sangue. Em dois dias de atuação, foram realizados 2.901 exames, resultando no registro de 31 diagnósticos positivos para HIV, 105 para sífilis e 10 reagentes para hepatite C.
O posto da Rua Marques de Leão, na Barra, foi o local que mais realizou testes (1.560), seguido da unidade da Praça Municipal, no Centro Histórico com 1.341 testes coletados. As unidades funcionam até amanhã (09), das 9h às 21h, no Centro Histórico, e das 12h às 22 horas, na Barra.
Aqueles que obtiverem sorologia positiva contam com a assistência de uma equipe multidisciplinar, que realiza a triagem e os encaminha para diagnóstico, exames e tratamento em uma das unidades de referência da Secretaria Municipal de Saúde.