Comportamento

Social

Por que celebramos o Dia do Orgulho Gay? Entenda!

Genilson Coutinho,
28/06/2014 | 08h06
O HSBC celebrou o dia Orgulho Gay  colorindo nas cores do arco-íris em cinco países. No Brasil o prédio escolhido foi de Curitiba

O HSBC celebrou o dia Orgulho Gay colorindo nas cores do arco-íris em cinco países. No Brasil o prédio escolhido foi de Curitiba

No mundo inteiro, tradicionalmente, celebra-se o chamado Dia do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) no dia 28 de  junho.

A significância do Dia 28 de Junho é que marca o início do movimento moderno LGBT em prol da liberdade de expressão e igualdade de direitos deste segmento da população.

Em 28 de junho de 1969, ocorreu, na cidade de Nova York, o que veio a ser conhecido como a Rebelião de Stonewall. Stonewall era (e ainda é) um bar de  frequência LGBT que sofria repetidas batidas policiais sem justificativa.

Naquele dia, os frequentadores se revoltaram contra a polícia e o tumulto que se seguiu durou três dias, mudando para sempre as atitudes repressivas das autoridades perante as pessoas LGBT e dando início à luta pela igualdade de direitos de LGBT.

Veja também:

Orgulho LGBT:Militante baiano revela as razões do seu orgulho na semana de celebração do orgulho gay

Todo ano desde então esta data é celebrada por meio de paradas e outros  eventos culturais, numa expressão de orgulho – e não de vergonha –  de assumir publicamente a orientação sexual e identidade de gênero LGBT.

No Brasil as Paradas do Orgulho LGBT começaram a se tornar um importante momento de expressão e visibilidade desta população a partir de 1995.

??????????????