ONG lança edital para formação de novas lideranças trans e travestis no campo político

Genilson Coutinho,
29/04/2025 | 13h04
Fernando Frazão/Agência Brasil

O Projeto Pajubá, iniciativa da Abong – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, em parceria com a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), com a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Intersexos) e com apoio da Luminate, abre inscrições para o edital “TRANSformando Lideranças: Da Visibilidade à Ação Política”. A proposta é selecionar ativistas trans e travestis de todo o país para uma formação presencial, com duração de uma semana, que acontecerá em São Paulo, em junho de 2025.
O objetivo da iniciativa é fortalecer a atuação de organizações da sociedade civil por meio da capacitação de novas lideranças políticas trans e travestis, incentivando a criação de projetos e ações com impacto social e político. A formação é promovida pela Escola de Formação da Abong, que tem como missão impulsionar o protagonismo de pessoas historicamente marginalizadas em ambientes públicos e institucionais.
Cerca de 50% das vagas serão destinadas a pessoas indicadas por organizações associadas à Abong, reforçando o compromisso da entidade com suas redes parceiras. “Acreditamos que a transformação política passa necessariamente pelo protagonismo das populações trans e travestis. Com esse edital, a Escola de Formação da Abong reafirma seu compromisso com processos formativos que ampliem a representação e fortaleçam as organizações da sociedade civil em sua diversidade”, explica Franklin Félix, gerente-executivo da Abong.
Confira a programação completa da iniciativa:

“TRANSformando Lideranças: Da Visibilidade à Ação Política”
18.06, quarta-feira – Chegada + Participação no Lançamento do Documentário do Projeto Pajubá
19.06, quinta-feira – Participação na Feirinha LGBTQIA+
20.06, sexta-feira – Atividade formativa + Participação na Marcha Trans
21.06, sábado – Atividade formativa + Participação na Caminhada LésBi + Confraternização
22.06, domingo – Participação na Parada LGBTQIA +
23.06, segunda-feira – Dia livre
24.06, terça-feira – Atividades formativas
25.06, quarta-feira – Atividades formativas
26.06, quinta-feira – Atividades formativas oferecidas pelas pessoas participantes
27.06, sexta-feira – Encerramento e retorno
SERVIÇO
● Quem pode participar: Pessoas trans e travestis maiores de 18 anos, integrantes de organizações da sociedade civil, coletivos e movimentos sociais

● Local da formação: São Paulo (SP)

● Data: Junho de 2025

● Inscrições: De 23 a 30 de abril de 2025

● Onde se inscrever: https://abong.org.br/projeto-pajuba/