In Moda

Notícias

Serviços

Natura anuncia ações no Rock in Rio 2022

Genilson Coutinho,
11/08/2022 | 09h08
Maria Paula Fonseca, diretora global da marca Natura Foto: Reprodução Youtube

Natura e Rock in Rio Brasil novamente unem forças por um mundo melhor e mais bonito. A parceria, iniciada na última edição, foi renovada com o propósito de mobilizar mais pessoas em torno de temas essenciais para um futuro mais sustentável. “Acreditamos que a arte, a cultura e o entretenimento acessam um campo dos sentidos e das emoções que tem um grande potencial de mobilização para as transformações que queremos ver na sociedade”, explica Maria Paula Fonseca, diretora global da marca Natura. O Rock in Rio Brasil 2022 acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, na Cidade do Rock (Parque Olímpico, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro), e deve receber cerca de 700 mil pessoas durante os sete dias do evento.

No seu retorno à Cidade do Rock, a marca faz um convite para que mais pessoas se encantem e se engajem pela Amazônia Viva. “A Natura entende que a Amazônia em pé é uma chave, urgente e importante, para a construção de um mundo mais bonito. Por isso, em todas as experiências da marca ligadas ao festival, o público será convidado a se encantar com o vasto universo multicultural da Amazônia. É um convite para a transformação individual e coletiva que queremos ver no mundo. E, a partir dessa vivência, queremos mobilizar o público a agir pela floresta em pé, fazendo escolhas que impactam positivamente no futuro do planeta”, afirma Maria Paula Fonseca.  

Show de abertura da coletiva com a cantora Liége

Um dos destaques é a NAVE, a atração co-criada entre o Rock in Rio e a Natura. Após a colaboração inédita em 2019, que teve como tema a conexão entre o presente e o futuro, a NAVE volta à Cidade do Rock para mostrar uma Amazônia que fala em primeira pessoa, que é plural, feminina, contemporânea, ancestral e periférica, e que transborda arte e cultura.

As ações programadas pela marca começam com a campanha “Transborde Amazônia”, que vai levar para a TV, OOH e digital uma Amazônia ainda desconhecida pela maioria do público. A região também será pauta em diversos programas de TV na Globo e no Multishow, que fazem a transmissão oficial do Rock in Rio; como parte da campanha, no shopping RioSul, a Natura fará uma ação que premia consumidores com ingressos para o festival; na Cidade do Rock, o Portal Natura, assinado pelo arquiteto Marko Brajovic, será uma experiência sinestésica sobre a Amazônia em diversas dimensões; na loja Pop Up Natura, o público pode experimentar e comprar produtos icônicos da marca, como as linhas Ekos e Faces. Além disso, a Natura também promoverá experimentação de produtos Faces e Ekos com distribuição de brindes customizados durante o festival. 

“Nossa campanha e as experiências no festival são um reflexo da profunda relação da Natura com a Amazônia. Há mais de 20 anos presentes na região, nos encantamos com a riqueza, com as pessoas e com a abundância da floresta. Desde então, desenvolvemos um modelo de negócios único baseado na sociobiodiversidade, que une ciência, tecnologia e inovação ao conhecimento tradicional, gerando desenvolvimento socioeconômico e valorização cultural do território. Queremos promover esse mesmo encantamento nos nossos espaços, conteúdos e com os nossos produtos da linha Ekos, que além de terem um sensorial incrível, envolvem mais de 8 mil famílias no processo produtivo e contribuem para a conservação de mais de 2 milhões de hectares de floresta”, conta Denise Coutinho, diretora de Marketing Brasil.  

Saiba mais sobre as iniciativas da Natura para o Rock in Rio.

NAVE transborda cultura e arte amazônica na Cidade do Rock  

Mais de 50 artistas e ativistas levam a Amazônia ao Rock in Rio Brasil. Eles fazem parte da Nave, instalação audiovisual de 360 graus que convida a uma imersão no vasto universo multicultural da maior floresta tropical do mundo. Sob a liderança do Coletivo Criativo NAVE, que tem direção da artista visual paraense Roberta Carvalho, cenografia da artista carioca Daniela Thomas, argumento da contadora de histórias acreana Karla Martins e direção musical da cantora e multiartista paraense Aíla, a atração apresenta aos fãs do festival, a partir de experiências artísticas envolventes, uma Amazônia pouco conhecida do grande público — contemporânea, diversa, multicolorida e pop. 

A atração vai ocupar a Arena 3 em uma experiência imersiva que conjuga diversos elementos: projeções, texturas, efeitos sonoros, música e performance, com elementos centrais da cultura do norte, como redários, a aparelhagem de brega e o toró – as tempestades típicas da floresta tropical, além da maior aparelhagem construída pelo artesão projetista João do Som. 

Portal Natura 

“Você já se imaginou sendo a extensão da Natureza?”, esse é o chamado que o Portal Natura fará ao público presente na Cidade do Rock. “Com o portal, queremos provocar um arrebatamento dos sentidos, colocando as pessoas em conexão com a natureza e com a Amazônia de uma forma surpreendente, moderna e sensorial. A nossa intenção é que as pessoas saiam tocadas pela mensagem de que somos todos uma natureza só”, completa Maria Paula.

Concebido pelo arquiteto Marko Brajovic, o espaço promove uma experiência sinestésica sobre a Amazônia em diversas dimensões. “Imagens, cheiros, sons, toques e todas as dimensões sutis da percepção vão envolver o público num instrumento arquitetônico sinestésico gerador de narrativas e sensações aumentadas de simbiose, criando vínculo empático entre o público e o conteúdo envolvente de uma Amazônia Viva”, explica Marko Brajovic. A partir de projeções com três metros de altura, o espaço oferece uma oportunidade de metamorfose pessoal e coletiva, de união e de consciência. “Uma experiência sensorial, íntima, estática e de limites líquidos, igualmente como a Amazônia se manifesta. Um portal vivo que vai ser aberto com a Amazônia para, finalmente, nunca ser fechado”, completa.

O conteúdo imersivo foi cocriado pelos artistas amazônicos Priscila Tapajowara, Moara Tupinambá, Lucas Mariano e Léo Chermont, com performances da artista Azuliteral e música de Liège – ambas patrocinadas pela plataforma Natura Musical. O conteúdo ainda tem participações de Luiara Borari, Jucy Bentes, Sandrielem Vieira, Raimunda Jaty, Ananda Jaty, Nato Tupinambá. Uma fragrância exclusiva, inspirada na Amazônia, foi criada para a experiência por Veronica Kato, perfumista da Natura, em parceria com Yves Cassar, da IFF. O Portal Natura é aberto ao público que estará na Cidade do Rock e ficará próximo ao Palco Mundo. 

Loja Pop Up Natura

A loja da Natura no Rock in Rio é uma experiência de serviço e entretenimento, também desenvolvida pelo Atelier Marko Brajovic. Lá, as pessoas encontrarão um espaço que convida a experimentar os produtos da Natura e conhecer mais sobre a atuação da marca na Amazônia, incentivando os visitantes a fazerem escolhas de consumo que transformam o mundo. 

“Os produtos de Natura Ekos são a prova de que é possível estabelecer um círculo virtuoso a partir de um modelo de negócio que gera renda e maior valor compartilhado para todos, contribuindo também para conservar e regenerar o meio ambiente. Descobrimos bioingredientes que, incorporados à nossa cadeia de valor, mantêm a floresta em pé e apoiam o desenvolvimento social e econômico de mais de 8 mil famílias agroextrativistas. Os produtos têm uma alta performance sensorial e, ao mesmo tempo, convidam as pessoas a contribuírem diretamente para manter a Amazônia Viva”, complementa Denise Coutinho.

Em destaque, estarão os produtos da linha Ekos, que, lançada em 2000, deu início à relação da Natura com a Amazônia. Além disso, o público poderá conhecer o processo produtivo da linha, pensado de forma integrada às comunidades locais, respeitando os ciclos da natureza e o conhecimento tradicional, e destacando a Amazônia como polo de inovação e cultura. Também estarão disponíveis os produtos da linha Faces, tanto para compra quanto para experimentação.

Experimentação de produtos Natura e entrega de brindes

Neste ano, Natura Faces, marca de maquiagem da Natura que faz o convite para ousar, expressar e criar com orgulho de ser quem é, traz uma coleção exclusiva de batons na coleção Rock in Rio, com 6 novos batons cremosos. 

Os novos batons de Faces, maquiagem oficial do festival, apresentam uma embalagem especial comemorativa com assinatura exclusiva do Rock in Rio, celebrando a união entre as marcas com muito estilo e diversão para aproveitar o festival. As cores Pink Up, Nude Fresh, Cobre Sunset, Under Red, Rock’n’Red e Vinho Rocks compõem o portfólio com peças-chave na composição de um visual descolado e marcante.

No festival, o público também poderá experimentar lançamentos da linha Ecovibes de Natura Faces – como iluminador glow para rosto e corpo, paleta de sombras e lápis multifuncionais – que unem a variedade de cores do ambiente de festivais com embalagens sustentáveis. Durante o dia, o público também será convidado a experimentar o serviço de proteção solar da linha Fotoequilíbrio, disponível de forma volante, em todo o gramado.

Quem participar das experiências da Natura no festival também poderá ganhar brindes como uma pulseira de tecido feita exclusivamente para o festival, cremes de mãos de Natura Ekos e itens como batons e lápis multifuncionais da linha Faces. As experimentações de produto têm concepção da Agência Tração Live Marketing, que além de operar os espaços Natura e as ações de sampling com maquiagem e proteção solar, está responsável pela produção executiva da operação da marca no evento.

Campanha Transborde Amazônia

Inspirada no fenômeno chamado “Rios Voadores”, que leva a umidade da Amazônia para todo o país, a campanha Transborde Amazônia é mais um ativo de comunicação que a Natura desenvolveu para ampliar a mobilização da marca em torno do Rock in Rio. Assinado pela agência Africa, o filme sugere que esses rios agora estão levando também toda a cultura da Amazônia para transbordar no maior festival de música e entretenimento do mundo. 

O vídeo mostra os “Rios Voadores” chegando até uma multidão do Rock in Rio, embalada pela música Carimbó de Maria, performada pela multiartista e diretora musical da Nave, a paraense Aíla. O objetivo da campanha é aproximar o público de uma Amazônia rica e pulsante, muitas vezes esquecido pela distância, falta de conhecimento geral e pela exposição contínua na mídia de uma Amazônia devastada e sem vida. Para a Natura, seu compromisso com a região vai além de conservá-la. É necessário mostrar a todos os brasileiros o que a Amazônia oferece enquanto potência artística e cultural.

Além do filme e vinhetas para TV e digital, a campanha conta com OOH que vão transbordar a cultura da Amazônia para além do festival e conteúdos que vão transbordar também em programas de tv na Globo, Multishow e no Bizz e no visual da cidade do Rio de Janeiro durante o período do festival. 

Mobilização pela Amazônia

O compromisso da Natura com a Amazônia Viva vai além do festival. Além de promover a sensibilização pela floresta em pé, a Natura também apoia iniciativas de combate à desinformação e de monitoramento de dados. Em setembro, o portal PlenaMata criado em parceria com MapBiomas, InfoAmazonia e Hacklab, o PlenaMata, evolui para se tornar uma plataforma global de engajamento com campanhas e ações concretas para agir pela conservação da floresta. O PlenaMata torna-se uma plataforma global e trilíngue de engajamento e mobilização pela Amazônia Viva, acompanhando em tempo real o desmatamento na Amazônia, além de fornecer informações e notícias pela conservação da floresta em pé.

Além de notícias e informações sobre desmatamento, um contador de árvores derrubadas por minuto e hectares desmatados, a partir de dados atualizados diariamente e com a possibilidade de gerar mapas e gráficos interativos. O objetivo é chamar a atenção para a urgência do tema e mobilizar a sociedade em torno de iniciativas de conservação e regeneração da floresta.

Neste ano, a Natura também está apoiando o projeto de lei de iniciativa popular “Amazônia de Pé”. Liderada pela ONG Nossas em parceria com lideranças locais, cientistas e especialistas em Amazônia de todo o Brasil, o texto prevê destinar 57 milhões de hectares de florestas públicas na região para a sobrevivência do bioma e a segurança de povos originários, ribeirinhos, quilombolas, pequenos produtores extrativistas e da reforma agrária. Para se tornar lei, o projeto tem o desafio de coletar 1,5 milhão de assinaturas físicas. 

Para somar esforços, a Natura está mobilizando a sua rede de parceiros, consumidores, colaboradores e Consultoras de Beleza a agir positivamente pela Amazônia e engajá-los na coleta de assinaturas em diversos pontos de contato da marca com o público, incluindo lojas físicas, escritórios e eventos internos. Durante os sete dias do evento, quem visitar as ações da Natura no festival, poderá também se engajar pela Amazônia de Pé.

A adesão da Natura à proposição reforça o compromisso firmado pela empresa com a Amazônia e estabelecido na Visão 2030 de Natura &Co (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop), plano abrangente do grupo para enfrentar algumas das questões globais mais urgentes, como a crise climática e a proteção da Amazônia. Entre as metas, está ampliar de 2 milhões para 3 milhões de hectares de floresta a área que contribui para conservar em parceria com as comunidades e também mobilizar esforços coletivos para zerar o desmatamento na Amazônia até 2025. 

Sobre o Rock in Rio 

O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração e promover experiências únicas e inovadoras. Em 1985, o evento foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo. Consciente do poder disseminador da marca, hoje o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. 

A internacionalização da marca começou por Portugal, Lisboa, em 2004, onde o evento acontece até hoje, seguido por Espanha (Madri) e pelos Estados Unidos (Las Vegas). No Rock in Rio, os números não param de crescer. Pelas Cidades do Rock já passaram mais de 10 milhões de visitantes nestas 21 edições. Em 37 anos, o festival ganhou o mundo e tornou-se um verdadeiro parque de experiências, mas muito além disso, cresceu e ampliou a sua atuação, sempre com o olhar no futuro. 

Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, o Rock in Rio preza pela construção de um mundo melhor e se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Desde a primeira edição, já gerou 237 mil empregos diretos e indiretos e investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros.