Festival de Teatro Bahia em Cena será lançado nesta sexta-feira

Genilson Coutinho,
05/05/2011 | 14h05

Cerca de meio século depois de ter se tornado um centro de excelência teatral, com o surgimento da Escola de Teatro da UFBA, Salvador volta a ser, a partir do dia 6 de maio, e pelos próximos cinco meses, um pólo de debates, interações artísticas e divulgação da produção de teatro local.

Um coquetel para convidados às 10hrs desta sexta-feira, na Saladearte Cine Vivo, no Shopping Paseo Itaigara, marca o lançamento do Bahia Em Cena, festival de teatro baiano.

O evento vai reunir produtores, atores e diretores de teatro, como Djalma Thurler, Fernando Guerreiro e Gil Vicente Tavares.

Projeto ambicioso e inédito no estado, o festival vai apresentar, de maio a setembro, uma programação rica em workshops, oficinas, leituras dramáticas, ensaios abertos, debates e uma grande mostra teatral envolvendo oito espetáculos em 64 apresentações distribuídas em oito espaços culturais da cidade, a partir de agosto, a preços populares.

Sucessos de público e crítica, Pólvora & Poesia, de Fernando Guerreiro e O Melhor do Homem, de Djalma Thurler são algumas das peças já confirmadas.

O Bahia em Cena marca, também, a estreia de Sargento Getúlio, com direção de Gil Vicente Tavares, primeiro monólogo da carreira do ator Carlos Betão, uma homenagem aos 70 anos do escritor João Ubaldo Ribeiro.

Os outros cinco espetáculos que compõem a mostra teatral do festival serão escolhidos através de uma seleção, via edital. As inscrições serão abertas também no dia 6.

“As diversas atividades que compõem a programação do festival têm o intuito de promover redes de cooperação e troca artística entre grupos teatrais, estudantes e população, de maneira geral”, explica Fernanda Bezerra, coordenadora de produção do projeto.

Voltado para a formação de platéia, profissionalização de artistas e produção de teatro local, o festival pretende alcançar, de maio a setembro, um público de 20 mil pessoas, diretamente, por meio das apresentações e demais atividades, entre artistas, grupos de teatro amador e profissional e público pagante.

O festival de teatro baiano Bahia Em Cena é uma realização da Multi Planejamento Cultural, com patrocínio da Vivo, através do programa Vivo EnCena e do Governo do Estado, através do FazCultura.

Sobre o Vivo Encena – O Vivo EnCena, programa no qual está inserido o ‘Bahia Em Cena’, apropria-se da arte como ferramenta viva de acesso, reflexão e transformação. Faz parte da Política Cultural da Vivo, que tem como base conceitual o estímulo à formação de redes nos diversos setores artísticos.

 

O programa Com ação em todo o país, o Vivo EnCena faz no campo do teatro o que a empresa vem fazendo no campo da música com o Conexão Vivo, no campo audiovisual com o Vivo Arte.Mov e na arte e tecnologia, com o Vivo Lab.

Todos estimulam o encontro de artistas em diferentes estágios de suas carreiras, promovendo intercâmbios na busca de resultados positivos sobre a trajetória e sustentabilidade de todos.

SERVIÇO:

O QUÊ: Coquetel de Lançamento Projeto Bahia Em Cena

QUANDO: Dia 6 de maio, às 10hrs

ONDE: Saladearte Cine Vivo, Shopping Paseo Itaigara

PROGRAMAÇÀO

10h – Abertura

Fala da organização

Fala do representante do Vivo EnCena (exibição de VT sobre o programa)

Apresentação do edital e esclarecimento de dúvidas

11h – Coquetel

CONVIDADOS

Multi Planejamento Cultural

Fernanda Bezerra – produtora

Ana Paula Vasconcelos – produtora

Renata Hasselman – produtora

Programa Vivo Encena

Expedito Araújo

Pólvora e Poesia

Fernando Guerreiro – diretor

Caio Rodrigo – ator

Talis Castro – ator

O Melhor do Homem

Djalma Thurler – diretor

Duda Woyda – ator

Gláucio Machado – ator

Sargento Getúlio

Gil Vicente Tavares

Carlos Betão