Exposição, cinema e literatura agitam a semana cultural do Gabinete Português de Leitura
A semana de 11 a 14 de novembro promete movimentar a agenda cultural do Gabinete Português de Leitura. No dia 12, às 16h, será exibido o filme “Lamarca, o capitão da guerrilha”, baseado na narrativa biográfica de mesmo nome, publicada por Emiliano José e Oldack Miranda, em 1980. Logo após a mostra será iniciado um debate sobre “o cinema na ditadura militar” com as presenças do autor da narrativa, Emiliano José, do Cidadão Benemérito de Salvador, Taurino Araújo, Lícia Soares de Souza, especialista em literatura brasileira e traduções cinematográficas de romances brasileiros e quebequenses, dentre outros intelectuais e personalidades convidadas.
Na sequência da agenda, às 17h30, será inaugurada a exposição “O fermento e o tempo”, da artista plástica e escritora Almira Reuter. Trata-se de desdobramento do livro de mesmo nome, cuja leitura pública foi destaque no Gabinete, na primeira quinzena de outubro deste ano. Composta por 30 obras de acrílico sobre tela e objetos do imaginário da artista, confeccionadas em pano, a exposição apresenta cores fortes, além de certa poesia. Narra, assim como o livro, a história de vida da autora desde a infância em Nanuque/MG até os dias atuais, no Mato Grosso. A coleção apresenta criações inéditas, como é o caso das telas de Oscarito e Charles Chaplin, que nortearam o caminho lúdico de Reuter, conforme explica no livro. A exposição fica aberta para visitação do público até o dia 28 de novembro, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.
No dia 13 é vez da Literatura. “Quando O Amor faz Feliz” (Cogito Editora) é o tema da obra que será lida pela jornalista/poeta/blogueira Lucymar Soares (Cymar Gaivota, às 17h, dentro do Projeto Leitura Pública de Livros, promovido pelo Gabinete. O livro tem projeto gráfico assinado pela autora, em parceria com André Marques. O prefácio é do professor Germano Machado e orelha do jornalista Carlos Souza Yeshua. “Enaltecer o Amor Eros, mostrando que esse amor só faz feliz quando nasce nos dois corações, caso contrário ele nos traz muita dor e sofrimento, porque esse sentimento pede cumplicidade, é o objetivo da obra”, explica a autora, cujo lançamento do livro aconteceu dia 18 de outubro a bordo do Barco Fila Boia, na Baía de Todos os Santos.
SERVIÇO:
12 de novembro de 2013 às 16h: exibição do filme “Lamarca, o capitão da guerrilha”,seguido de debate.
12 de novembro de 2013, às 17h30: Inauguração d a exposição “O fermento e o tempo”, da artista plástica e escritora Almira Reuter. (imagens anexo)
13 de novembro de 2013 às 17h: Leitura Pública do Livro: “Quando O Amor faz Feliz” (Cogito Editora), da jornalista/poeta/blogueira Lucymar
Gabinete Português de Leitura, Praça da Piedade, Salvador-BA
Entrada gratuita
71 3329 2733