Comportamento

Social

Da conscientização à ação: Yuca promove série de ações para celebrar o mês do orgulho LGBTQIA+

Genilson Coutinho,
08/06/2021 | 21h06

Dia 28 de junho de 1969, nos Estados Unidos, gays, lésbicas, travestis e drags enfrentaram policiais e iniciaram uma rebelião que lançaria as bases do movimento LGBTQIA + no país. Nessas cinco décadas, a diversidade passou a figurar não apenas nas discussões da sociedade pelo mundo inteiro, como também na agenda das empresas. Para apoiar a comunidade e posicionar-se na luta a favor da igualdade de direitos, a Yuca , proptech referência em experiências descomplicadas de moradia, promoverá ao longo de junho uma série de iniciativas de conscientização e engajamento.

Um dos valores da Yuca é a construção de uma comunidade inclusiva e diversa. Por isso, as ações da empresa durante o mês do orgulho LGBTQIA+ envolverão os mais de 100 colaboradores, chamados de Yumans, assim como os Yukers, como são conhecidos os moradores das mais de 350 unidades sob gestão da startup. Dentre as atividades previstas estão rodas de conversas sobre cultura LGBTQIA+, uma sessão de filme com debate e um happy hour online em colaboração com a AMBEV. Este evento contará com entrega de um kit exclusivo em parceria com a Ambev, contendo latinhas de Beats, um porta-copos personalizado da campanha e cupons de desconto para o happy-hour do time Yuca. Todos os kits serão enviados aos participantes por meio das Señoritas Courier, serviço de entregas na cidade de São Paulo feito por mulheres e pessoas LGBTQIA + exclusivamente de bicicleta.

Legenda: Kit Yuca em parceria com Ambev

Para que as conversas alcancem além da comunidade Yuca, estão previstas ações com influenciadores via stories, posts e reels. Representantes da diversidade, tanto em termos pessoais como nos seus nichos de atuação, os influenciadores selecionados também receberão os kits para produzirem conteúdo para as próprias redes e das marcas da Yuca e da Ambev.

Para ir além da conscientização e promover um impacto positivo para a comunidade, a Yuca também promove ação de crowdfunding para arrecadar recursos para a Casa Florescer, ONG de acolhida a mulheres trans e travestis administrada pela instituição Coordenação Regional das obras de Promoção Humana – CROPH em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Direitos Humanos. “A Casa nos auxilia com estrutura de lar, higiene pessoal, alimentação e readequação no sentido de estar em um ambiente seguro e bem equipado. E não somente a mim, a ONG também apoia outras irmãs que estão no espaço. Por isso, a ajuda da Yuca será tão importante para a nossa comunidade”, pontua Rihanna Borges Barbalho, habitante da Casa Florescer.

As ações de junho de 2021 foram idealizadas pelo arquiteto, influenciador e publicitário Gabriel Juarez, 27 anos, Brand Manager da proptech. “Sou morador da Yuca desde outubro de 2020 e há 1 mês, me tornei um Yuman e entrei para o time da marca. Como um homem trans, eu nunca tinha me sentido tão acolhido e confortável em uma empresa como na Yuca. Logo quando entrei, fiz uma apresentação ao time todo sobre o assunto e sabia que aqui eu teria espaço para ser quem eu sou e propor e realizar ações como essa”, conta ele.

Sobre a Yuca:startup referência em soluções de moradia de ponta a ponta que nasceu para revolucionar o mercado imobiliário dos grandes centros urbanos ao democratizar o acesso ao lar de qualidade. Com mais de 350 quartos e um prédio inteiro sob gestão, a Yuca oferece quartos individuais e compartilhados nos principais bairros de São Paulo, como Pinheiros, Bela Vista, Brooklin, Jardins, entre outros. A solução da proptech envolve reforma, mobília e decoração nos apartamentos para um inquilino que terá as contas em um único boleto e desburocratização dos processos. Até hoje, a Yuca já captou US﹩ 6,0 milhões em sua rodada de seed liderada pela Monashees e com participação de Creditas, OneVC, Barry Sternlicht (Starwood Capital), Hans Tung (GGV), Saurabh Gupta (DST) e Montage e R﹩ 25 milhões com investidores imobiliários. Em 2020, a Yuca passou a oferecer soluções de investimento, como crowdfunding imobiliário, e abriu seu primeiro Fundo de Investimento Imobiliário, FII, captando cerca de R﹩ 40 milhões, se tornando um dos primeiros FII no mundo com um portfólio majoritariamente de apartamentos residenciais compartilhados.