No Circuito

Bienal promove Bate Papo na Laje

Genilson Coutinho,
25/07/2014 | 10h07

Acervo da laje 3

Acervo da Laje, localizado no bairro de Plataforma e um dos espaços expositivos da 3ª Bienal da Bahia, sedia no próximo sábado, 26 de julho, às 14 horas, o evento “Bate Papo na Laje”. O tema central do debate é “A arte do subúrbio: linguagens e desafios” e contará com a participação do diretor do Museu de Arte Moderna e curador chefe da Bienal, Marcelo Rezende, da produtora cultural Jordana Feitosa e de José Eduardo Ferreira, curador do Acervo da Laje.

No espaço, encontram-se peças criadas por autores do Subúrbio Ferroviário de Salvador (SFS). São pinturas, imagens, esculturas feitas com palha, cerâmica, brinquedos, entre outras peças. A mostra fica até o dia 07 de setembro, toda segunda, quarta, sexta, sábado e domingo, das 9h às 17h.

O acervo organizado pelo educador José Eduardo Ferreira integra oMuseu Imaginário do Nordeste, Departamento do Saber Universal, Seção Psicologia do Testemunho. O projeto atua como uma espécie de museu que reúne obras de artistas invisíveis da periferia de Salvador, sobretudo do Subúrbio Ferroviário. Além disso, conta também com uma obra do artista argentino radicado em Salvador Reynaldo Eckenberger.

“A periferia produz a beleza e a alegria do mundo”, afirma José Eduardo Ferreira. Autor de livros como Novos Alagados: Histórias do Povo e do Lugar e Travessias: a Adolescência em Novos Alagados,ele explica que o Acervo da Laje tem como proposta social a reconstrução do mosaico simbólico da periferia de Salvador, restituindo dignidade, cultura, acesso às obras de arte e à beleza, envolvendo lugares como Alto do Cabrito, Coutos, Periperi, Novos Alagados, Coutos, Ribeira e Pirajá.

SERVIÇO:

Bate Papo na Laje

Quando: 26 de julho, 14 horas

Onde: Acervo da Laje (Rua Nova Esperança, 34-E, São João do Cabrito – Plataforma, Salvador).

Entrada franca