Projeto Cine Clube Keila Simpson irá inserir a comunidade LGBTQIA+ no Audiovisual
O Cine Clube Keila Simpson chega em 2025 como uma iniciativa coletiva dedicada a ampliar o acesso ao cinema e fortalecer a representatividade LGBTQIAPN+ no audiovisual. Realizado pelo Canto do Galo Filmes, em parceria com a Atração – Associação de Travestis, Transexuais e Transgênero em Ação na Bahia e a ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais, o projeto propõe exibições de filmes seguidas de debates, além de atividades artísticas e educativas voltadas para a formação de público e a promoção dos direitos humanos, oportunizando o acesso à cultura.
As sessões ocorreram todas as quintas-feiras de abril (03, 10, 17 e 24 de abril de 2025), no Casarão da Diversidade, em Salvador, com apoio do CPDD – Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia, equipamento da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. De forma gratuita, o Cine Clube busca democratizar o acesso às produções audiovisuais feitas por pessoas LGBTQIAPN+ ou que abordem questões ligadas à diversidade, além de garantir acessibilidade para pessoas com deficiência e fortalecer estratégias de prevenção ao HIV/AIDS e outras ISTs.
Inscrições abertas para seleção de filmes
O Cine Clube Keila Simpson abre inscrições para filmes de curta e longa-metragem que abordam a temática da diversidade LGBTQIAPN+. As inscrições abertas de 18 a 27 de março de 2025, através do link do formulário abaixo, ou na bio do instagram @cineclubekeilasimpson. As obras selecionadas irão compor a programação do Cine Clube, enriquecendo ainda mais o debate e a representatividade no audiovisual.
Link para inscrição de filmes: https://forms.gle/TJLMRpBxaXDst1hNA
Uma homenagem a Keila Simpson
O nome do cineclube é uma homenagem em vida a Keila Simpson, uma das mais importantes ativistas trans do Brasil. Keila, nascida no Maranhão, mas na Bahia encontrou seu lar, e pela sua jornada política em Salvador, se tornou uma referência nacional na luta pelos direitos LGBTQIAPN+ e na articulação do Movimento Trans e Travesti no país. Atualmente, é secretária da ANTRA, Associação onde já foi presidente, e atualmente é coordenadora geral do CPDD LGBT Bahia. Em 2024, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sua trajetória inspira e fortalece o ativismo pela visibilidade e dignidade da população trans e travestis no Brasil.
Keila Simpson também deixou sua marca no campo das artes e do cinema. Sua vivência e militância foram retratadas na tela, consolidando sua presença na linguagem cinematográfica como ferramenta de resistência. O documentário Um Atentado Violento ao Pudor é um marco no cinema nacional. Nele, Keila não apenas compartilha sua história, mas também assina a direção ao lado de Gilson Goulart, tornando-se um dos poucos nomes trans a ocupar esse espaço na realização audiovisual. Essa interseção entre ativismo e arte torna ainda mais simbólica a criação do Cineclube, que leva seu nome com uma missão singular, transmitir às novas gerações seu valor Travancestral, tão evidente em sua liderança junto à sua comunidade.
Desta forma, o primeiro filme a integrar a programação do Cine Clube Keila Simpson é o seu próprio documentário. O longo-metragem traça um panorama do movimento social das travestis e a trajetória de Keila, revelando estratégias de resistência e empoderamento.
Programação preliminar do Cine Clube Keila Simpson
- 03/04 – Um Atentado Violento ao Pudor – Keila Simpson
- 04/10 – Da Alegria, do Mar e Outras Coisas – Ceci Alves
- 17/04 – Ada – Rafaela Uchôa
- 24/04 – No Coração de Shirley – Edyala Iglesias
Os títulos foram cuidadosamente selecionados por meio de uma curada especial realizada por Keila Simpson e Plínio Gomes, buscando trazer ao público um recorte potente e representativo da produção audiovisual LGBTQIAPN+.
Para além da sala de cinema
Como forma de ampliação das ações do projeto, o Cine Clube Keila Simpson realizará uma sessão especial no Centro Estadual de Educação Profissional e Gestão Severino Vieira, reforçando a dimensão educativa e a formação de público, e promoverá um workshop on-line gratuito de Elaboração de Projetos Culturais no Audiovisual, voltado para 30 artistas e fazedores de cultura LGBTQIAPN+.
O escritório oferecerá um panorama sobre a criação e o desenvolvimento de projetos culturais, abordando desde a ideia inicial até a captação de recursos. As inscrições também serão abertas de 18 a 27 de março, por meio do link do formulário abaixo, ou na bio do instagram @cineclubekeilasimpson .
LINK para inscrição no escritório: https://forms.gle/dLD92WDejKMz3k4u6
O Cine Clube Keila Simpson nasce com o compromisso de transformar o cinema em uma ferramenta de luta e articulação política, impulsionando a visibilidade, a educação e o acesso da comunidade LGBTQIAPN+ ao audiovisual.
Apoio Financeiro
Este projeto foi contemplado nos Editais de Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, em cumprimento à Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Serviço:
CINE CLUBE KEILA SIMPSON
- O quê: Lançamento do Cine Clube Keila Simpson
- Quando: 03, 10, 17 e 24 de abril de 2025 (quintas-feiras)
- Horário: 19h
- Onde: Casarão da Diversidade, Salvador
- Entrada: Grátis
SEU FILME NA TELA – Inscrições para Exibição de Filmes Longa e Curta Metragens - O quê: Inscrições Abertas para Filmes a serem exibidas no Cineclube Keila Simpson
- Quando: 18 a 27 de abril de 2025
- Onde: Link do Formulário – https://forms.gle/TJLMRpBxaXDst1hNA
- Temática: LGBTQIAPN+ / Diversidade
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS - Data: 24/03/2025 (segunda-feira)
- Horário: 19h às 22h
- Modalidade: Online (Google Meet)
- Facilitador: Plínio Gomes (cineasta e produtor audiovisual)
- Participação especial: Keila Simpson
- Inscrições: de 17 a 20/03/2025
- Onde: Link do Formulário – https://forms.gle/dLD92WDejKMz3k4u6