Notícias

Pearson lança diretrizes para educação sem estereótipos de gênero

Redação,
13/01/2021 | 15h01
(Foto: Dika Araújo/Reprodução)

Maior empresa de aprendizagem do mundo, a Pearson acaba de publicar o documento Diretrizes de Equidade de Gênero, primeiro compromisso do tipo assumido por uma empresa do setor para combater vieses e estereótipos de gênero na educação. A companhia utilizará as diretrizes para desenvolver seus livros didáticos, soluções digitais e certificações, com o objetivo de promover um avanço importante para que as crianças possam aprender utilizando recursos que respeitem a equidade de gênero.

O documento foi desenvolvido em parceria com a Fawcett Society, organização que é referência no combate à desigualdade de gênero no Reino Unido, país onde a Pearson está sediada. A instituição ofereceu orientação, feedback e treinamento durante o processo de criação do manual.

As novas diretrizes vão apoiar os colaboradores da Pearson na criação de produtos e materiais com equilíbrio de gênero, demonstrando como combater vieses e estereótipos ativamente. O documento já foi lançado com efeito imediato no Reino Unido, e nos próximos doze meses será estendido globalmente aos 22,5 mil colaboradores da Pearson nos 70 países onde a empresa atua.

O documento foi criado por líderes do WILL – Women in Learning and Leadership (“Mulheres na Aprendizagem e na Liderança”, em português), comitê global de colaboradoras que atuam na implementação de políticas de igualdade de gênero na Pearson. A ideia surgiu com o objetivo de levar a empresa a assumir um papel importante na resposta às crescentes evidências sobre o impacto negativo de longo termo que esse tipo de estereótipo tem sobre as crianças.

“Os estereótipos de gênero surgem cedo e deixam impactos significativos”, afirma Sharon Hague, vice-presidente sênior de Escolas para a Pearson no Reino Unido. “As mensagens que nós passamos às crianças em casa, na escola e na sociedade têm uma influência tremenda sobre as escolhas que fazemos. Eu estou muito feliz por estarmos lançando essas diretrizes, e acredito que elas terão um valor inestimável para que possamos criar produtos alinhados à equidade de gênero”.

A Pearson identificou 25 lideranças internas no Reino Unido para atuarem como “defensoras da equidade de gênero”, e, com o apoio da Fawcett Society, realizou diversas oficinas de capacitação. As diretrizes são acompanhadas por uma checklist que ajudará as equipes da empresa a adotá-las na prática e acompanhar o seu progresso, desde a concepção até o produto final. Ao criar o documento, a Pearson reconheceu a importância de que ele fosse respeitoso e inclusivo para com mulheres, homens e pessoas com identidade não-binária.

As diretrizes passam a ser parte integrante da Política Editorial Global da Pearson, junto com outras normas similares relacionadas a raça, direitos LGBTQIA+, diversidade e inclusão, todas desenvolvidas por comitês de colaboradores da empresa. Coletivamente, esses documentos formam um parte importante do compromisso assumido pela Pearson de ser uma empresa totalmente inclusiva e diversa, capaz de refletir as comunidades onde atua.

Diversidade ao redor do mundo

As políticas globais de diversidade e inclusão implementadas pela Pearson já resultaram em várias premiações e reconhecimentos internacionais, como por exemplo a inserção da empresa no Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e na lista “Change the World” da Fortune.

No Brasil, a Pearson lançou em 2019 o MDI – Mestre em Diversidade Inclusiva, curso desenvolvido em parceria com a agência um.a Diversidade Criativa para apoiar empresas na implementação da cultura de diversidade em seus ambientes internos. Além disso, os capítulos locais de comitês globais de funcionários – como o WILL, o Able (focado nos direitos de pessoas com deficiência) e o Bold (dedicado a questões raciais) protagonizam a implementação de políticas internas e externas da companhia no país.

Neste ano, por exemplo, o Bold articulou parcerias da Pearson com a EmpregueAfro, para o recrutamento de colaboradores negros, e com o cursinho popular Uneafro, para o oferecimento do curso de inglês Meuinglês a jovens moradores de periferias.

Sobre a Pearson

A Pearson é a maior empresa de aprendizagem do mundo, com mais de 22,5 mil colaboradores atuando em 70 países. Oferecemos conteúdo, avaliação e serviços digitais para estudantes, instituições educacionais, empresas, governos e outros parceiros ao redor do mundo. Nosso compromisso é ajudar as pessoas a desenvolver as habilidades de que elas precisam para incrementar suas perspectivas de empregabilidade e ter sucesso diante das transformações no mundo do trabalho. Acreditamos que, onde quer que a aprendizagem prospere, as pessoas também prosperarão.