Zanini de Zanine aterrissa em Salvador para vernissage e lançamento do seu livro

Arte e Exposições, No Circuito
29 de fevereiro de 2016
por Genilson Coutinho

O badalado designer Zanini de Zanine virá a Salvador para o vernissage do Projeto Dinbox, na Penal Galeria de Arte, no dia 10 março, às 17h. O aclamado carioca, nomeado Designer do Ano pela Maison & Objet Americas 2015, faz parte do projeto que une um time de nove designers que apresentam uma série limitada com 30 peças que reproduzem suas sensações afetivas. Além do Zanini, o idealizador do projeto, Ronald Sasson e os designers Flávio Franco e Carol Gay, também estarão presentes no lançamento da exposição.

“Salvador é a segunda capital a receber o projeto que foi lançado no Design Weekend, em São Paulo, ano passado. “Estamos seguindo uma tendência mundial de valorização do Design como arte. É, além de um investimento inédito em Salvador, uma aposta em que a Galeria está fazendo em abrir espaço para que os designers apresentem o lado conceitual e artístico de sua obra, mostrando que arte e design caminham juntos”, revela Eva Pena Cal, galerista. “Os baianos estão se abrindo cada vez mais para arte, vejo que o mercado da arte contemporânea na Bahia vem crescendo a cada ano”, completa.

O projeto coletivo Dinbox foi idealizado a partir de caixas de acrílico com medidas de 20cm x 20cm x 25cm, e reúne nomes como Ronald Sasson, Renata Moura, Zanini de Zanine, Paulo Alves, Domingos Tótora, Flávio Franco, Carol Gay, Rodrigo Almeida e Luia Mantelli. Entre os materiais presentes, estão madeiras maciças, multilâminados, metais, metacrilato e cristais.

E mais…

Zanine vai aproveitar para a presença em Salvador para lançar seu mais recente livro “Zanini de Zanine – edições limitadas”. Com textos de Maria Cecilia Loschiavo e fotografias de Andre Nazareth, a obra apresenta cerca de 40 peças produzidas com madeira de reúso pelo designer em seu atelier no bairro do Anil, no Rio de Janeiro. O artista estará disponível para autografar os livros.