No Circuito

Teatro

“Vozes do Desejo” celebra 60 da Escola de Teatro da Ufba

Genilson Coutinho,
26/01/2016 | 16h01

Em celebração aos 60 anos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e em homenagem ao ex-diretor da Escola, Deolindo Checcucci,  a Cia de Teatro da Escola de Teatro da UBFA encena, com convidados, o espetáculo “Vozes do Desejo”. A peça é uma colagem de textos de Deolindo Checcucci, que estreia nesta quinta-feira (21), às 20h, e depois seguirá em temporada até 31 de janeiro, de quinta a sábado, às 20h e domingo às 19h.

“Vozes do Desejo”, que tem direção de Hebe Alves e direção musical de Luciano Salvador Bahia, é um espetáculo musical que reúne trechos de nove peças de Deolindo, lançadas pela EDUFBA, em 2012, na Coleção do Teatro Baiano, em três volumes intitulados “Peças de Amor e Ódio”, “Protagonistas Nordestinos” e “Musicais Infanto-juvenis”.

Sobre a peça

O espetáculo aborda temas que vão da violência urbana ao 2 de Julho, tratando também da trajetória de notáveis personagens da história e do imaginário do povo da Bahia e do Nordeste.

“Misererenóbis” (inédito), “Curra”, “Um Corte no Desejo” e “Ciúme de Você” apresentam o movimento do desejo em meio ao caos da vida urbana e “Raul Seixas”, “Irmã Dulce”, “A Mulher de Roxo”, “O Voo da Asa Branca” e “Quitéria” formam o quadro de referências das figuras baianas e nordestinas que se destacaram por sua obra ou grandiosidade de seu gesto em prol da coletividade.

Costurando as cenas, temas musicais instrumentais compostos para o espetáculo por Luciano Salvador Bahia. Durante as cenas, além das músicas e Luiz Gonzaga e Raul Seixas, sucessos das décadas de 70 e 80 que evocam um clima meio marginal, underground, através das composições de Walter Franco e Cazuza.

Elenco

Em cena, várias gerações de atores, que se revezam interpretando cerca de 100 personagens. Alunos da Escola de Teatro, alguns no início do curso, e  estudantes da UFBA da Escola de Música e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas foram selecionados em uma audição e irão tocar ao vivo em cena e atuar.

Como convidados, jovens  atores que já estão atuando profissionalmente, atores consagrados, como Edlo Mendes, Joana Schinitman, Selma Santos e Vitório Emanuel, e os aclamados veteranos que escreveram ao longo das décadas a história do teatro baiano e são dois ex-alunos da Escola, integrando a primeira turma do curso de teatro há 60 anos: Mário Gadelha e Sônia Robatto.