Arte e Exposições

Gastronomia

Literatura

Música

No Circuito

Vale do Dendê inaugura nova sede no Centro Histórico de Salvador

Genilson Coutinho,
16/11/2022 | 10h11
Paulo Rogério, Vale do Dendê — Foto: Arquivo pessoal

A Vale do Dendê inaugura nesta quinta-feira (17/), às 17h, sua nova sede. Localizada no Terreiro de Jesus – Pelourinho, a Casa Vale do Dendê, instalada em um prédio do Século XVIII abriga o primeiro Hub de Inovação do Centro Histórico de Salvador.

Com vista para o Terreiro de Jesus, principal praça do Pelourinho, a Casa Vale do Dendê tem uma estrutura com quatro salas para eventos de pequeno e médio porte simultâneos, salas de reuniões, jardins para eventos musicais, para apresentações de produções próprias e de parceiros.

“O Centro Histórico de Salvador é um dos pontos turísticos mais visitados nacionalmente e tem atraído grandes investimentos como hotéis, restaurantes, pousadas e lojas. A escolha deste local para a instalação da segunda unidade da Vale do Dendê se dá pelo entendimento da sua importância histórica, cultural e social tanto para os turistas, quanto para os empreendedores baianos, que contam há seis anos com os programas de capacitação e ações de fomento aos ecossistemas de inovação e diversidade promovidos pela aceleradora”, afirma Paulo Rogério Nunes, cofundador da Vale do Dendê.

Com a nova sede, a Vale do Dendê amplia sua atuação para além do programa de aceleração. A Casa Vale do Dendê será também um local de conexão com investidores de empresas privadas e pessoas físicas; uma vitrine onde os empreendedores acelerados pela Vale do Dendê poderão apresentar seus produtos e serviços. O espaço terá em breve totens para compra de eventos da rede de parceiros, ativações pop-ups dos empreendedores da área de gastronomia, música, moda e muito mais. Os programas da Vale do Dendê estão sendo ampliados em parceria com empresas nacionais e regionais, que trabalham com as pautas de ESG, diversidade e inovação.

A Vale do Dendê mantém a unidade localizada na Estação da Lapa, maior terminal de transporte urbano do Norte-Nordeste, onde passam mais 500 mil pessoas por dia. Nele funcionará as salas de coworking, continuando sua missão de um ambiente acessível.

Paralelo à inauguração da Casa Vale do Dendê, será realizado o lançamento da IVª edição do Festival Afrofuturismo: Por uma abolição econômica, maior festival de inovação e diversidade negra da América Latina, que acontece dias 18 e 19 de novembro de 2022.

O Festival Afrofuturismo Ano IV Por uma abolição econômicaterá em sua programação talks, debates e palestras com convidados nacionais e internacionais das áreas de tecnologia, criação de conteúdo, jovens inovadores e empreendedores que discutirão assuntos relacionados ao protagonismo afrodescendente e sua contribuição para a economia criativa, plataformas digitais, universo das criptomoedas, entre outros temas e reunirá grandes nomes do universo do empreendedorismo, inovação e diversidade. Entre eles destacam-se: Javonté Anyabwelé (VP Carnival Cruise), Kamil Olufowobi (CEO MIPAD Global), Aaron Mitchel (Netflix), Lula Rodrigues (Escola 42), Bárbara Carine Soares Pinheiro – a intelectual diferentona e a atração musical internacional Mad Professor  e  banda Ministereo Público.

O tema deste ano – Por uma abolição econômica tem como objetivo fomentar a discussão sobre a reparação econômica dos descendentes de africanos escravizados no Brasil.  Para Paulo Rogério, cofundador da Vale do Dendê e um dos idealizadores do Festival, o momento é propício para pôr em pauta esta que ele considera uma das mais significativas ferramentas de reparação histórica no Brasil. “Agora é o único momento da história que a gente tem a possibilidade de buscar essa reparação através das novas tecnologias, da arte digital, das conexões globais. Finalmente temos a chance de fazer uma reparação histórica no Brasil”, pontua.  

Os participantes terão acesso a atrações culturais e musicais, palestras e atividades interativas seguindo trilhas subdivididas em temas como Inovação e tecnologia, criatividade e negócios, literatura e SCI-FI, cinema e games, música e podcast, sustentabilidade e ESG.

O passaporte dá acesso aos dois de imersão tecnológica afrocentrada e ao show internacional do DJ Med Professor já está à venda no Sympla com ingressos a R$100 (inteira) e R$50 (meia).

Sobre o Festival – A Ocupação Afrofuturista, primeira edição do evento realizado em 2017, movimentou a Estação da Lapa (maior terminal de transporte urbano da capital), com apresentação de temas como cultura maker, empreendedorismo e economia criativa. De lá para cá, o evento ganhou novos formatos e a terceira edição, em 2021 realizada 100% on-line, reuniu profissionais de diversas áreas e convidados africanos que compartilharam vivências e a experiência de seus países no desenvolvimento, apoio e fortalecimento dos ecossistemas de inovação e criatividade. Com alcance expressivo, os dois dias de evento digital registraram mais de três mil visualizações (Youtube, LinkedIn e Facebook) e alcançaram 20 mil pessoas nas redes sociais da Vale do Dendê.

A quarta edição do Festival Afrofuturista, que acontecerá dias 18 e 19 de novembro de 2022, colocará Salvador no mapa global dos grandes festivais como o SXSW (Austin), Festival de Cinema e Publicidade (Cannes), Web Summit (Lisboa), Essence Festival (Nova Orleans).

*Vale do Dendê* – A Vale do Dendê é uma organização de impacto social destinada a fomentar ecossistemas de inovação e criatividade com foco na diversidade. Fundada em novembro de 2016, a organização já foi destaque em publicações internacionais e nacionais por seu trabalho inovador, na oferta de apoio a afroempreendedores da periferia de Salvador, por meio de capacitações, mentorias e palestras dos Programas de Aceleração e Incubação nela realizados.

Realizado pela Vale do Dendê, este evento conta com o patrocínio da Acelen e da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo, além de parceria com Qintess e Sebrae.

Confira a programação completa no site www.afrofuturismo.com.br

Serviço:

Festival Afrofuturismo – Por uma abolição econômica

Datas:18 e 19 de novembro de 2022  

Local: Centro Histórico de Salvador 

Compras: Sympla – https://www.sympla.com.br/evento/festival-afrofuturismo-ano-iv/1786250