Últimos dias para inscrição nos editais Natura Musical

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8 de junho de 2015
por Genilson Coutinho

Projetos de música brasileira têm até 12 de junho para concorrer à seleção pelos editais Natura Musical, que vão oferecer 6,4 milhões para lançamentos de novos talentos, projetos de preservação de legado e projetos inéditos de ícones nacionais

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Às vésperas de completar dez anos, o Natura Musical está com inscrições abertas até 12 de junho para os editais nacional e regionais, nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Pará. O programa oferece 6,4 milhões para lançamentos de novos talentos, projetos de preservação de legado e projetos inéditos de ícones nacionais, com apoio de leis de incentivo: as Leis Rouanet e do Audiovisual, em nível nacional, e a Lei do ICMS nos estados: 2 mi (nacional), 1 mi (SP e BA), 800 mil (RS, MG e PA).

A novidade para 2015 é a configuração das categorias de incentivo, visando aumentar o apoio a novos talentos para a gravação de primeiro ou segundo álbum da carreira. Pela primeira vez, os artistas que inscreverem projetos com este perfil no edital nacional passarão por análise técnica e avaliação da comissão de especialistas, mas os contemplados serão escolhidos por voto popular. O regulamento e as fichas de inscrição estão disponíveis no site www.naturamusical.com.br.

Os editais estão abertos a produtores artísticos e culturais, músicos, grupos, companhias e outras instituições que desenvolvam atividades artísticas e culturais. O Natura Musical busca projetos que combinem a diversidade dos ritmos brasileiros com sonoridades universais. Segundo Fernanda Paiva, gerente de Apoios e Patrocínios da Natura, o programa valoriza a música que tem origem na essência da nossa brasilidade, mas que se espelha e se transforma no contato com as diferentes culturas e sons de todo mundo”.

Em Minas Gerais, os projetos já devem estar aprovados na lei de incentivo estadual, enquanto no Pará precisam apenas estar inscritos. Nos demais editais, a aprovação não é pré-requisito para a participação: durante a etapa de seleção, os projetos indicados pela comissão serão contatados para solicitarem suas inscrições nas respectivas leis de incentivo.

Todos os projetos que estiverem adequados a este conceito serão analisados por uma comissão de especialistas do meio musical, com base nos critérios do programa. A comissão, que é independente e muda a cada ano, com a participação de produtores, artistas, jornalistas e integrantes acadêmicos, submete as propostas escolhidas para análise e escolha final da empresa, considerando os critérios de excelência artística, relevância cultural, visibilidade, potencial de mobilização de público, inovação, democratização do acesso, abrangência, viabilidade e relação custo-benefício.

Confira as novas categorias e os formatos para inscrição:

APOSTAS: destinada a artistas em início de carreira ou que já despertam interesse da crítica e potencial de atração de público, que sejam capazes de ampliar sua relevância no cenário musical brasileiro com o auxílio da Natura.

LEGADO: projetos que contribuem para a preservação, perpetuação e difusão da música brasileira e que enriquecem nosso legado musical. Nesta categoria serão aceitos projetos que prevejam a realização de formação musical, a difusão de manifestações culturais artísticas tradicionais, o registro de artistas, gêneros ou movimentos culturais e a criação ou recuperação de acervos relevantes para a música brasileira.

CONSAGRADOS: destinada a grandes nomes da música brasileira, que tenham reconhecimento da crítica e do público, com grande potencial de visibilidade e mobilização de plateias em todo o país, que já tenham histórico comprovado de sucesso na realização de turnês nacionais.

* Projetos inscritos na Lei estadual do Pará devem respeitar o limite de R$ 200.000,00 independente do formato em que se enquadrem.

** Projetos inscritos no Edital São Paulo não irão circular fora do estado, porém devem realizar apresentações em diferentes cidades do estado.

*** Projetos de Lei Rouanet inscritos no formato Lançamento de 1º ou 2º CD participarão de uma etapa de seleção por voto popular.

 

Sobre o programa Natura Musical

O programa patrocina novos talentos, artistas consagrados em momentos emblemáticos da carreira e projetos de preservação de legado e formação musical em todo o Brasil, por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que selecionam projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e no Pará; por Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; e pelos Festivais.

OUÇA A WEBRÁDIO NATURA MUSICAL E SAIBA MAIS NO PORTAL www.naturamusical.com.br

 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,4 bilhões de receita líquida em 2014, possui sete mil colaboradores, 1,7 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Maior empresa B Corp do mundo, foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, além de centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Detém 65% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos pela Revista Natura ou pela Rede Natura www.redenatura.net. Para encontrar uma Consultora Natura por perto, os consumidores podem enviar um SMS gratuito com a palavra Natura para 28128. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Twitter e Youtube.