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TIM amplia investimentos em rede na Bahia e foca no crescimento do interior

Genilson Coutinho,
05/03/2021 | 11h03

No primeiro trimestre de 2021, operadora investe na abertura de novas lojas e expande a sua cobertura na região

Salvador, 05 de fevereiro de 2021 – A Bahia é um Estado estratégico para a TIM e, este ano, a operadora irá intensificar a atuação na região, com aumento dos investimentos em infraestrutura de rede, ampliação dos serviços oferecidos e aumento na capilaridade. As ações da operadora, incluem ainda a abertura de uma nova sede, localizada no bairro do Comércio. O escritório, em funcionamento desde janeiro, segue modernos padrões de arquitetura e sustentabilidade e está alinhado ao projeto Renova TIM. Para 2021, a meta da companhia é abrir novas lojas e levar ações, tanto comerciais quanto de marketing, para o interior.

O objetivo da companhia na região é consolidar o 4G em todo o Estado e já preparar a rede para a chegada do 5G. Ainda neste primeiro semestre, será feita a ativação da tecnologia 5G DSS em Salvador. A estratégia visa proporcionar aos clientes uma experiência diferenciada, que vai evoluir junto com a chegada do 5G no País. A princípio, os pontos serão distribuídos em pontos turísticos. Na Bahia, o Circuito Barra Ondina foi o local escolhido.

“A pandemia gerou mudanças de hábitos, como uma digitalização maior da sociedade e necessidades diversas advindas do distanciamento social. Consequentemente, surgiram novas demandas e, com isso, novos produtos e serviços foram desenvolvidos para atendê-las. A TIM, que tem a inovação em seu DNA, buscou estar ainda mais próxima dos seus clientes e atender as suas necessidades reais. Por isso, lançamos ofertas e serviços, com o intuito de oferecer a melhor experiência num dos momentos mais difíceis, onde todos precisam estar ainda mais conectados. E para garantir melhor qualidade dos nossos serviços, a companhia quer levar a tecnologia 4G para todas as cidades baianas até 2023”, afirmou Fábio Reis, o diretor de Vendas da TIM no Nordeste.

Novas lojas

A TIM vem investindo fortemente na ampliação de sua rede de atendimento ao cliente, com a abertura de lojas em todo o país. Na Bahia, mesmo no cenário de pandemia, a regional encerrou o ano de 2020 com seis pontos de vendas a mais que em 2019. Além disso, com a abertura do comércio, a TIM gerou novas oportunidades de parcerias para pequeno, micro, médio e grande empresário da região: seja para abertura de novas lojas na Bahia ou mesmo em parcerias para comercialização de produtos e serviços da companhia, como chips e recargas. A iniciativa também potencializa os pequenos comércios e microempresários, uma vez que o setor de telefonia se tornou um dos mais essenciais durante a pandemia. Em 2021, a expectativa é abrir mais 46 novas lojas na Bahia, dando continuidade ao plano de expansão da capilaridade. Atualmente, a TIM possui 105 lojas, entre próprias e revendas no estado.

Os investimentos da companhia na abertura de revendas movimentam a economia local e impactam diretamente a geração de emprego e renda em Salvador. Em 2020, mesmo diante do cenário, a companhia seguiu o seu ritmo de geração de emprego no estado com foco na diversidade e inclusão. Em 2021, parte das vagas virá de novas revendas administradas pelo grupo Facell, parceiro comercial da TIM e referência em vendas no Nordeste.

Interiorização

Na busca por conectar mais pessoas, a companhia continua o projeto de interiorização. A expectativa para este ano é atingir 73% dos municípios baianos. Atualmente, a TIM está presente em 224 cidades e tem 2,5 milhões de clientes com acesso à telefonia móvel, além de 43 mil acessos à banda larga fixa, de acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Hoje, 215 municípios contam com 4G, sendo 212 com serviço de VoLTE, que oferece alta qualidade nas chamadas de voz, menor tempo para completar chamadas e redução do consumo de bateria do celular, entre outras vantagens, e 203 cidades com a frequência de 700MHz ativada, com maior cobertura e alcance em ambientes indoor. Além disso, 65 cidades utilizam o 4.5G, uma evolução do 4G, com mais velocidade. A TIM é líder nessa tecnologia no Nordeste.

Dentro dos investimentos previstos para o Estado, também está o compromisso de levar acesso à tecnologia de quarta geração para seis novas cidades – Macajuba, Várzea da Roça, Varzedo, Nova Ibiá, Ipecaetá e Pedrão.

Olhar atento para questões sociais, ambientais e de governança

A TIM atua comprometida com as melhores as práticas ambientais, sociais e de governança (sigla ESG, em inglês) desde o início das suas operações no Brasil, com um olhar sempre à frente do mercado, enxergando o assunto não apenas pelo viés da sustentabilidade. Em 2020, foi destaque, por exemplo, a evolução consistente da jornada de diversidade e inclusão da empresa. A companhia criou grupos de afinidade envolvendo cerca de 500 colaboradores e lançou um programa de estágio em que 65% das vagas foram ocupadas por pessoas negras, além de garantir representatividade de gerações e gênero. Comprometeu-se, ainda, com o reforço das políticas inclusivas, inseridas no acordo coletivo com as federações sindicais, e colocou esses temas no centro de debates realizados em eventos internos e externos, como o TIM Talks e o TIM Convida.

A operadora encerrou o ano com 34 usinas de energia renovável para consumo próprio, responsáveis por 65% do consumo da companhia. Estão previstas 60 plantas até o fim de 2022 em 21 estados, inclusive na Bahia, com geração mensal de 38GWh de energia, o suficiente para abastecer uma cidade com 150 mil habitantes.

Sustentabilidade

A TIM vem ainda adotando iniciativas para melhorar a eficiência energética, sendo a sustentabilidade uma das principais premissas da empresa. Com 34 usinas de energia solar, hídrica e de biogás implementadas, a companhia reduziu em 30% as emissões indiretas de gás carbônico e atingiu 64% de ecoeficiência do tráfego de dados em 2020. Duas dessas usinas solares estão na Bahia.