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Squid realiza pesquisa sobre Mês da Visibilidade Trans nas redes sociais

Genilson Coutinho,
31/01/2022 | 12h01
Foto: Reprodução Internet

A Squid, empresa de tecnologia líder em marketing de influência no Brasil, realizou um levantamento em sua base de influeciadores sobre o Mês da Visibilidade Trans nas redes sociais, data celebrada oficialmente em 29 de janeiro como Dia da Visibilidade Trans – instituída com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a letra “T” da sigla LGBTQIAP+, que contempla travestis, transexuais e transgêneros.
 

O levantamento aponta que a hashtag #visibilidadetrans, a maior hashtag nas redes sociais sobre o tema, tem crescido exponencialmente nos meses de janeiro quando comparada com os anos de 2020 e 2021, um salto de aproximadamente 1540%. Mas quando analisamos o restante do ano, os dados mostram que as menções trazem uma grande redução de 96%.
 

De acordo com a Squid, a hashtag cresceu significativamente em janeiro de 2022 a partir do dia 06 até o dia 24, data em que o estudo foi realizado. A pesquisa aponta ainda, que as menções foram predominantes na rede social Instagram, com um expectativa para que o número chegue a 332% até o dia 29, quando a ativação da #visibilidadetrans atingirá o pico das menções.

“A análise realizada pela nossa área de Business Intelligence reforça um comportamento padrão da sociedade de oferecer visibilidade somente em meses de celebração, assim como ocorre em junho no mês do orgulho LGBTQIA+, em outubro no Outubro Rosa, em setembro no Setembro Amarelo, mas, todas estas datas foram criadas com o objetivo de ampliar os debates e mudanças necessárias que devem prevalecer durante todo o ano e não somente em um mês”, afirma Rafael Arty, sócio e diretor comercial da Squid.

A base da Squid é composta por mais de 118 mil cadastros, destes, 0.83% se classificam como Mulher Trans e Homem Trans, o que representa mais de 970 usuários. Em relação à faixa etária, 46% estão entre 25 a 34 anos e 42% correspondem a idades entre 18 a 24 anos. Deste total, 60% são residentes dos estados de SP, RJ, BA e MG.

Sobre a ativação em campanhas, a empresa destaca que tiveram aproximadamente 230 campanhas realizadas desde 2019 e os 10 segmentos que mais ativaram os perfis foram: Home Care, Beauty & Care, Tecnologia, Entretenimento, Educação, Financeiro, Varejo e Alimentos. As contas cadastradas pelo Score Squid apontam que a maioria se enquadra na nota 8, o que representa bons resultados de engajamento, alcance e conversão nas contas. “O movimento das marcas de utilizarem as datas para gerar promoções é um ato sensível, os consumidores estão sempre atentos quanto às iniciativas, se são de fato legítimas ou apenas pontuais”, reforça Arty.


Sobre a Squid

A Squid é uma empresa de tecnologia líder em marketing de influência e comunidades do Brasil especializada em conectar creators às marcas. Fundada em 2014, já executou e geriu mais de 3 mil campanhas para marcas como Ambev, Spotify, Pandora, Unilever, Magazine Luiza, Rexona, 99 e Nivea. Em 2019, entrou para o ranking 100 Startups to Watch, desenvolvido pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Corp.vc, da EloGroup, sendo um dos nomes mais promissores para se ficar de olho. Saiba mais no site.