Ícone do site Dois Terços

Revista imprime edição com sangue de pessoas com HIV para combater preconceito

Revista alemã imprime edição com sangue de pessoas com HIV para combater preconceito (Foto: Reprodução)

Revista alemã imprime edição com sangue de pessoas com HIV para combater preconceito
(Foto: Reprodução)

Uma ação da revista masculina alemã Vangardist tem dado o que falar. Em sua última edição, a publicação imprimiu 3 mil cópias usando uma mistura de tinta com sangue de três portadores do vírus da Aids. A ação tem por objetivo romper a barreira do preconceito e quebrar o estigma sobre a doença e os seus portadores.
O estrategista digital Wyndham Meadque, 26, foi um dos doadores. Ele contou à BBC que inicialmente achou a ideia “maluca”, mas aceitou o convite por acreditar que esta ação pode “fazer uma diferença” e ajudar a diminuir o preconceito. A edição já está sendo vendida na Áustria, Alemanha e Suíça.
A agência que criou a campanha, Saatchi & Saatchi, informou que o sangue foi esterilizado para desativar o vírus antes de misturá-lo à tinta de impressão. Todas as 86 páginas da revista foram impressas com essa mistura, e os leitores não correm risco de contaminação.
No Brasil, uma campanha elaborada pela agência Ogilvy & Mather Brasil para a ONG Grupo de Incentivo à Vida (GIV) espalhou “cartazes HIV positivos” pelas ruas de São Paulo.

Sair da versão mobile