Projeto oferece curso gratuito de capacitação na área de cenografia

No Circuito, Teatro
10 de maio de 2016
por Genilson Coutinho

De 16 a 26 de março, acontece em Salvador a Oficina de Produção de Arte para Cenografia, ministrada pela paulistana Camila Galhardo, como parte da programação do projeto Peneira – Laboratório de Formação Cenográfica. A carga horária será 40 horas e acontecerá na Tropos (Rio Vermelho). Inscrições: labpeneira.com.br

Com foco central na execução cenográfica e na busca por contribuir para a valorização e crescimento do mercado cultural baiano em seus diversos setores, o Peneira – Laboratório de Formação Cenográfica já realizou quatro cursos profissionais de média duração, com o objetivo de capacitar os profissionais de cenotecnia em Salvador.  A Oficina de Produção de Arte para Cenografia encerra o projeto que, desde o ano passado, capacitou mais de 80 profissionais.

Realizado pela DA20 em parceria com a Multi Planejamento Cultural, Peneira – Laboratório de Formação Cenográfica conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

O objetivo é formar especialistas capacitados, de modo a permitir-lhes a atuação nas diversas áreas que envolvem a cenotecnia, dotando-os de competência para execuções cenográficas para espetáculos teatrais, desfiles de moda, exposições, shows, dança, televisão e cinema.

“O Projeto é de fundamental importância, já que a troca técnica com outros mercados, que possuem um volume maior e outras práticas, só traz crescimento para os nossos profissionais, pois nos aproxima de um mercado mais especializado”, afirma André Cruz, idealizador da DA20.

Camila Galhardo – Formada em Rádio e TV, especializou-se em Produção de Arte, atuando há mais de 10 anos no campo, participou de quase 20 produções, dentre elas os filmes “Reza a Lenda”, “Menino da Porteira”,  “VIPS” e “Capitães da Areia”, trabalhando com grandes diretores de arte: Adrian Cooper, Marcos Pedroso e Valdy Lopes.

DA20 Cenografia e Arte – A DA20 é uma empresa de soluções cenográficas, idealizada pelo baiano André Cruz, buscando a especialização nas áreas de cenografia e cenotécnica. O objetivo é atender produções audiovisuais e, mais do que isso, atender ao mercado que abrange linguagens artísticas com TV, eventos, publicidade e promocional.

Desde a sua criação, a empresa vem atendendo produções do porte do seriado Ó Paí Ó, Amores Roubados e filmes como Capitães de Areia e Quincas Berro D’Água. Atualmente, assinam a novela Velho Chico e o Domingão do Faustão. Na direção de arte, André foi premiado pelos curtas Olho de Boi, de Diego Lisboa, no Festival Cine Guarnicê, e pelos efeitos especiais em Desvelo, de Clarissa Rebouças, no Festival Close 2012.

SERVIÇO

Oficina de Produção de Arte para Cenografia com Camila Galhardo

De 16 a 25 de maio de 2016

(segunda a sexta das 18h as 22h | sábado das 8h as 18h)

Local: Tropos (Rua Ilhéus, 214, PQ Cruz Aguiar, Rio Vermelho)

Inscrições: labpeneira.com.br