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Primavera no Cervantes traz a Salvador feminista espanhola Itziar Ziga, autora de ‘Devir Cachorra’, para conferência aberta ao público

Genilson Coutinho,
03/10/2022 | 12h10

O Instituto Cervantes Salvador, entidade pertencente ao Governo da Espanha para difusão da cultura e idioma dos países hispano falantes, traz à capital baiana a jornalista, escritora e militante feminista espanhola Itziar Ziga. Autora do livro “Devir cachorra”, traduzido ao português, e considerada um dos maiores nomes da atualidade que se dedicam à compreensão de fenômenos de resistência ao hétero-patriarcado, ela é uma das atrações do evento “Primavera no Cervantes”, que tem programação gratuita, na sede do Instituto, entre os dias 5 e 8 de outubro. 
 
A conferência comandada por Itziar Ziga marcará a abertura do projeto “Primavera no Cervantes: A filosofia e o teatro espanhóis contemporâneos“, na quarta-feira (5), às 20h, no auditório do Instituto Cervantes de Salvador, localizado na Ladeira da Barra (Av. Sete de Setembro, 2792), com entrada aberta ao público. O evento é uma realização do Instituto Cervantes Salvador, em parceria com a Companhia de Teatro ATeliê voadOR. 

“Itziar Ziga é uma militante feminista, sem dúvidas, um dos nomes mais provocadores da cena espanhola de nosso tempo. Como afirmou Marilene Felinto, em sua coluna na Folha de São Paulo, Ziga traz muitos elementos para a compreensão de fenômenos de resistência ao hétero-patriarcado e à sexo-política do capitalismo centrada na normalização das identidades sexuais em códigos de masculinidade e feminilidade. Para tanto, incorpora em seu ideal de feminismo uma matilha de cachorras, as putas, as piranhas de minissaia, as drag queens e kings, entre outras feminilidades exaltadas e subversivas”, resume Daniel Gallego Arcas, diretor do Instituto Cervantes Salvador. 
 
Itziar Ziga é autora também de “A Feliz e Violenta Vida de Maribel Ziga”, relato autobiográfico dos maus-tratos que sua mãe sofria nas mãos de seu pai. 
 

O segundo convidado do “Primavera no Cervantes” é Josep Maria Miró, dramaturgo catalão, autor de “O princípio de Arquimedes”, considerada uma das peças teatrais mais importantes, não só da trajetória do autor, mas de todo o cenário espanhol contemporâneo. De modo geral, um tema é recorrente em suas obras: as contradições éticas e morais do nosso mundo e a relatividade dos diversos pontos de vista em julgar fatos polêmicos.  
 
Também dentro da programação do Primavera no Cervantes, o espetáculo “O princípio de Arquimedes” entrará em cartaz na Sala do Coro do TCA, encenada pelo ATeliê voadOR. As apresentações ao público começam no dia 07 de outubro, sempre de quinta a domingo, às 20h. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Todas as informações estão neste link: https://bit.ly/3SCGLLQ  

 
SERVIÇO 
 

PROGRAMAÇÃO – PRIMAVERA NO CERVANTES  Consulte dias e horários abaixo ou clicando aqui: https://bit.ly/3SKkWtt
 
05/10 (quarta) | CONFERÊNCIA   
Com Itziar Ziga | Por el lado más vibrante, sexy y queer de la vida  
Mediação: Djalma Thurler, diretor de Teatro da Companhia ATeliê voadOR 
Horário: 20h  
Local: Instituto Cervantes Salvador (Av. Sete de Setembro, 2792, Ladeira da Barra) 
Resumo: Nesta conferência, Itziar Ziga falará dos abusos e maltratos a partir da sua literatura e sob o ponto de vista da afetividade, dos cuidados e da aquisição de instrumentos críticos contra a violência baseada em gênero, expandindo o lado mais vibrante, sexy, livre e divertido da vida, no qual a sua mãe a envolveu. Ziga escreve para que possamos compreender radicalmente que a violência que atravessa os corpos dissidentes é aprendida e, por isso, podemos desaprendê-la. 
Quanto: Entrada gratuita e aberta ao público 

 
06/10 (quinta) | Estreia do Espetáculo “O princípio de Arquimedes”   
Horário: 19h – Sessão de estreia apenas para convidados. 
Local: Sala do Coro do Teatro Castro Alves  
Sinopse: No interior do vestiário de uma escola de natação infantil, quatro personagens: dois professores de natação (Rodrigo Lelis e Duda Woyda), a diretora da escola (Mariana Moreno) e o pai de um dos alunos (Jarbas Oliver) discutem as causas e consequências de um dos professores ter abraçado e beijado um dos alunos. A diretora da escolinha procura esclarecer o que efetivamente aconteceu, em resposta à indignação dos pais e ao desvendamento do significado do gesto de aparência duvidosa. 
Quando: 06 a 30 de outubro de 2022, quinta a domingo, às 20h 
(na estreia, dia 06 de outubro, às 19h, fechado a convidados) 
Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves 
Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) 
Classificação indicativa: 16 anos 
Mais informações: https://bit.ly/3SCGLLQ  
 
06/10 (quinta) | Bate-papo sobre espetáculo 
Com Josep Maria Miró, Daniel Dias (tradutor da obra) e Djalma Thurler, diretor de Teatro da Companhia ATeliê voadOR 
Onde: Pátio externo do Instituto Cervantes   
Horário: 21h  
Resumo: Neste bate papo, reuniremos o autor da peça, o espanhol Josep María Miró, seu tradutor no Brasil, Daniel Dias da Silva e o diretor da atual montagem brasileira, Djalma Thürler para falarem sobre a atualidade da peça 10 anos depois de sua estreia e da sua assustadora atualidade. 
Quanto: Entrada gratuita e aberta ao público 
 
07/10 (sexta) | CONFERÊNCIA   
Com Josep María Miró | Escrever teatro – uma questão política  
Local: Instituto Cervantes Salvador (Av. Sete de Setembro, 2792, Ladeira da Barra) 
Horário: 17h  
Quanto: Entrada gratuita e aberta ao público 
Resumo: Nesta conferência, o autor Josep Maria Miró apresenta ao público pistas de por que seu teatro seria denominado como um teatro político, sempre vinculado à contemporaneidade e comprometido em gerar debates e reflexões. 

 
08/10 (sábado) | A tradução do teatro de Josep Maria Miró  
Com Daniel Dias da Silva  
Lançamento do livro de peças de Josep Maria Miró com noite de autógrafos   
Horário: 17h  
Local: Instituto Cervantes Salvador (Av. Sete de Setembro, 2792, Ladeira da Barra) 
Quanto: Entrada gratuita e aberta ao público 
Resumo: Neste workshop, o tradutor dos textos teatrais de Miró no Brasil, Daniel Dias da Silva, vai falar sobre o processo de tradução da peça “O Princípio de Arquimedes”, que já teve quase 25 montagens mundiais.