Pesquisadora lança livro sobre representações televisivas de travestis

Comportamento, Social
25 de agosto de 2015
por Genilson Coutinho

Capa Travestis na TV

Uma análise crítica das discussões de gênero e sexualidade inseridas nas tramas de ficções televisivas nacionais. É o que propõe o livro “Travestis na TV: entre o abjeto e o humano”, que será lançado no dia 04 de setembro, às 20h, como parte da programação do II Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Participam do lançamento, que será realizado no Pavilhão de Aulas da Federação (PAF III), no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia, 39 publicações voltadas às questões de gênero e sexualidade.

Resultado de dissertação defendida pela pesquisadora Tess Chamusca Pirajá junto ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, a obra editada pela Multifoco analisa representações de travestis em três produções da TV Globo: a minissérie “Queridos Amigos” (2008) e os seriados “Carandiru – Outras histórias” (2005) e “Ó paí, ó” (2008/2009).

No prefácio, Leandro Colling, coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura e Sexualidade (CuS), professor da UFBA e orientador da pesquisa que deu origem à publicação, afirma que a autora “pensa para além de categorias, ou melhor, transgride categorias fixas já usadas e as preenche com análises interdisciplinares que nos ajudam a compreender não só as travestilidades na mídia, mas como se (re)produzem as hierarquias de gênero em nossa sociedade”.

Com base na caracterização dos personagens, gestual, identidades assumidas, interações sociais, profissão e posições ocupadas nas tramas, a autora discute as instâncias de negociação das séries com as normas de gênero e sexualidade. Como conclusão, ela demonstra que, nas ficções televisivas, o reforço das convenções convive com momentos de subversão, em que há uma revisão e expansão do que é considerado humano.

Serviço:

O que: Lançamento do livro “Travestis na TV: entre o abjeto e o humano” no II Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Tess Chamusca Pirajá. Editora Multifoco. 289p.

Quando: 04 de setembro, às 20h.

Onde: Pavilhão de Aulas da Federação (PAF III) – Rua Barão de Jeremoabo, s/n – Campus Universitário de Ondina.

Preço do livro: R$ 46