No Circuito

Teatro

Pé de Feijão Arte e Educação apresenta sessões gratuitas de espetáculos de teatro e dança para mais de mil crianças e jovens de Salvador

Genilson Coutinho,
15/04/2024 | 13h04

O programa de formação artística e mediação cultural para as infâncias do Teatro Vila Velha contempla estudantes e educadores de escolas públicas, projetos sociais e comunidades da capital baiana

Criado em 2016 pela diretora, curadora e coreógrafa Cristina Castro, projeto Pé de Feijão Arte e Educação segue em sua terceira edição promovendo um amplo trabalho de mediação cultural com foco na iniciação artística de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, de comunidades e de instituições sociais, através do acesso gratuito a atividades culturais e educativas, unindo arte, sociedade, educação e ações de acessibilidade.

Nesses próximos meses de abril, maio e junho, integrando também a programação de “O Vila Ocupa a Cidade”, o projeto apresentará 12 sessões gratuitas de espetáculos de teatro e dança para mais de 1.200 crianças, jovens e educadores de escolas públicas, projetos sociais e comunidades, em espaços tradicionais do circuito cultural baiano, como o Teatro do SESC-SENAC Pelourinho e o Teatro do Goethe-Institut Salvador.

As obras escolhidas – “O Mundo das Minhas Palavras” (Núcleo Teatro Viável/Salvador), “Debaixo D’água” (dança/Coletivo Trippé – Juazeiro) e “Saudades, João” (teatro/Salvador) – trazem uma perspectiva de inclusão e reflexão sobre a infância e a juventude e seus saberes ligados à identidade, à liberdade, ao meio ambiente e a diferentes contextos sociais, com o objetivo de criar vínculos de aproximação e diálogo com a realidade social do público. Vale pontuar que, uma das sessões de cada espetáculo contará com tradução em libras e audiodescrição, alinhando-se assim à inclusão de pessoas em seus diferentes grupos.

“Através do programa Pé de Feijão apresentamos o universo teatral para a plateia que estará construindo o futuro. Nele, o trabalho precioso da mediação cultural entre conteúdo, produção artística e educação se unem em prol de uma formação cidadã, trazendo novas perspectivas para reflexão de temas importantes e urgentes, e promovendo amplo acesso à cultura”, reflete Cristina Castro, coordenadora geral do projeto.

Pessoas interessadas em levar escolas públicas, ONGs e projetos sociais às apresentações do projeto Pé de Feijão, podem entrar em contato pelo telefone (71) 99275-1353. Para mais informações, acesse o instagram @projetopedefeijao

O projeto Pé de Feijão Arte e Educação é uma realização do Teatro Vila Velha e da Baobá Produções e tem patrocínio do Instituto Neoenergia, pelo edital nacional “Transformando Energia em Cultura”, e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Confira aqui a programação completa dos espetáculos

Espetáculo “O Mundo das Minhas Palavras” (Teatro)

Local: Teatro SESC-SENAC Pelourinho – dias 24 e 25 de abril

Horário das sessões: às 9h e às 14h30

A construção de vocabulários e significados. Este é o ponto de partida da montagem “O Mundo das Minhas Palavras”, vencedora do Prêmio Braskem de Teatro 2018, na categoria Melhor Espetáculo Infantojuvenil. Em cena, os artistas Augusto Nascimento e Fernanda Beltrão, que se apresentam como atores adultos, estabelecem um bate-papo e, se alternam entre papeis de adultos, crianças, palavras e outros personagens do mundo infanto-juvenil, construindo uma reflexão sobre o assunto.

A montagem é uma produção do Núcleo Teatro Viável. A dramaturgia e direção é de Wanderley Meira, que divide esta última função com o diretor Guilherme Hunder. De forma lúdica e musical, a dramaturgia apresenta a constituição da linguagem como campo de interação das crianças com o mundo e com as outras pessoas. A forma como as palavras vão sendo capturadas e guardadas pelas crianças vai influenciar diretamente na construção de suas personalidades e seus discursos pessoais, sociais e e políticos.

Espetáculo “Debaixo D’Água” (Dança)

Local: Teatro SESC-SENAC Pelourinho – dias 21 e 22 de maio

Horário das sessões: às 9h e às 14h30

Um convite a mergulhar em um mundo de aventuras, Debaixo D’Água é um espetáculo de dança que reúne as peripécias de quatro brincantes que dão vida a objetos inanimados. Baldes, garrafas e sacolas viram animais aquáticos e outros despropósitos, em um jogo onde o mais importante é estar junto. Aqui, dança-se a água, sua importância e sua falta, dança-se com suas histórias e seus problemas, para que o olhar da criança se atente para suas belezas. A obra traz discussões ambientais de forma lúdica, incentiva a imaginação das crianças brincando com materiais reciclados. Chamada de uma “aventura flutuante” por seus criadores, o espetáculo cria coreografias com temas do mundo da água, pensando em discutir com as crianças sobre sua importância e preservação. Direção e dramaturgia: Adriano Alves. Criação coreográfica e bailarinos: Natália Agla, Mary Ane Nascimento, Adriano Alves e Wagner Damasceno. Uma criação do Trippé Coletivo, grupo artístico de Juazeiro.

Espetáculo “Saudades, João” (Teatro)

Local: Teatro SESC-SENAC Pelourinho – dias 11 e 12 de junho

Horário das sessões: às 9h e às 14h30

Esta obra é uma celebração às tradições culturais do povo nordestino. Indicado ao prêmio Braskem de Teatro 2023, “Saudades, João” aborda elementos típicos juninos e do sertão, transportando o espectador para o universo da festa de São João, ambientando-o através de diversas referências ligadas aos festejos juninos. É um espetáculo para crianças de todas as idades. O espetáculo conta a história de João, um menino de 12 anos que está se isolando do mundo, devido a uma intensa tristeza em razão da recente perda do avô. Ele é obrigado pelos pais a ir para festa que sua avó está organizando, festa essa que sempre foi organizada por seu avô, sendo a primeira desde o trágico acontecimento. Texto: Ruan Passos. Direção: Íris Faria. Elenco: Beatriz Pinho, Camila Souza, Elen Rodrigues, Fau Mascarenhas, Igor Andrade, Jorge Cortes, Juliette Nascimento, Leonardo Lacerda, Ruan Passos e Thiago Vasconcelos.

TRANSFORMANDO ENERGIA EM CULTURA

Aprovado pela segunda vez consecutiva pelo edital nacional “Transformando Energia em Cultura”, do Instituto Neoenergia, através do Fazcultura, o programa de formação do Teatro Vila Velha, em sua edição passada (2023), contemplou diretamente com as apresentações de espetáculos e as contações de histórias para crianças e jovens de escolas e instituições públicas, além das atividades para educadores, oficina de mediação e dos encontros com educadores, um total de 2.998 pessoas (duas mil novecentos e noventa e oito).

SOBRE O TEATRO VILA VELHA

Prestes a completar 60 anos, em 31 de julho de 2024, o Teatro Vila Velha é um dos mais importantes e inovadores espaços de difusão artística do Brasil. Foi fundado em 1964 pela Companhia Teatro dos Novos, e está localizado em Salvador-BA. Tem como missão fomentar a criação artística coletiva e comprometida com a reflexão e o respeito à diversidade. O Vila mantém intensa programação presencial e virtual, tem seu próprio programa de formação artística, já revelou grandes nomes da arte nacional e recebe espetáculos e artistas do mundo inteiro. Atualmente, o Vila passa por uma reforma financiada pela Prefeitura de Salvador. Por essa razão, deu início ao programa “O Vila Ocupa a Cidade”, uma série de ações, criações e colaborações que mantém o Teatro Vila Velha atuante e presente, ao longo de 2024, em diversos outros teatros e espaços culturais. A marca de um espaço sempre em experimentação, formação artística e constante diálogo com a sociedade.

SOBRE O INSTITUTO NEOENERGIA

O Instituto Neoenergia integra o Investimento Social Privado da Neoenergia e promove ações que contribuem para a transformação das pessoas e do planeta nas regiões onde a empresa opera seus negócios. Por meio do desenvolvimento de programas e projetos próprios, além do apoio a iniciativas com uso de leis de incentivo, estimula o alcance do desenvolvimento sustentável no Brasil, enfrentando desafios relacionados às questões econômicas, sociais e ambientais. Trabalha em prol da redução das desigualdades e da melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade, assim como pelo combate às mudanças climáticas e pela conservação da biodiversidade, por meio de cinco pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional.

Impactar positivamente a sociedade, criando um legado de sustentabilidade, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), é o principal objetivo do Instituto Neoenergia; concentrando sua energia em apoiar a construção de uma realidade melhor, buscando contribuir para que as gerações futuras desfrutem de um mundo com mais justiça, equidade e oportunidade para todos.