Parceria entre UNAIDS e Globo promove adoção de crianças vivendo com HIV na novela ‘Totalmente Demais’

AIDS em pauta
27 de maio de 2016
por Genilson Coutinho

Carolina (Juliana Paes) luta para adortar Gabriel (Ícaro Zulu) em Totalmente Demais. Foto: Gshow

A parceria entre UNAIDS e a área de Responsabilidade Social da Globo na iniciativa  Viver Melhor gerou mais um importante fruto: o apoio do UNAIDS à promoção da adoção de crianças vivendo com HIV na novela Totalmente Demais.

Na trama, Carolina (Juliana Paes) se apaixona pelo pequeno Gabriel (Ícaro Zulu), que é uma criança vivendo com HIV, e  luta para poder adotá-lo mesmo conhecendo sua condição.

O apoio técnico do UNAIDS a uma das novelas de maior audiência da grade atual da TV Globo se soma a trabalhos semelhantes de educação via entretenimento (conhecido pela expressão em inglês edutainment) realizados dentro da iniciativa Viver Melhor. Entre os trabalhos recentes estão o apoio à série de TV teen Malhação – Seu Lugar no Mundo e à série original do Gshow Eu Só Quero Amar. Ao longo de cinco meses, o UNAIDS apoiou os autores no desenvolvimento e refinamento de temas relacionados ao HIV como prevenção, tratamento e testagem, PEP (Profilaxia Pós-Exposição), convívio familiar e na escola, bullying,  leis e direitos de pessoas vivendo com HIV e, principalmente, histórias de amor entre casais sorodiferentes.

Adoção de soropositivos: veja histórias de amor como a de Carol e Gabriel, em ‘Totalmente Demais’

“As tramas de novelas são muito atrativas para o público em geral e podem passar mensagens importantes de forma muito mais forte e direta do que nossos relatórios e documentos”, explica Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS no Brasil. “As cenas da novela Totalmente Demais mostram o carinho e o afeto que uma mãe adotiva pode dar a uma criança – vivendo com HIV ou não. Essas crianças não precisam de rótulos, elas precisam de amor.”