Saúde

O papel da musicoterapia no desenvolvimento de crianças e adolescentes com deficiência

Redação,
21/09/2023 | 20h09
(Foto: Divulgação)

Se ouvir música para ajudar na concentração durante o trabalho ou estudos é uma prática adotada por tanta gente, já imaginou suas possibilidades quando empregada para fins terapêuticos? A partir de instrumentos musicais, sons, canções e ritmos, a técnica pode ajudar no tratamento de diversas condições físicas e mentais e até aliviar sintomas como dor e ansiedade. Para as crianças com alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, a musicoterapia está relacionada a melhoras significativas no comportamento, espacialidade, memória e qualidade de vida.

De acordo com a musicoterapeuta da Clínica Espaço Kids, Nadja Pinho, pesquisas realizadas sobre os efeitos da música no ser humano mostram como os estímulos musicais podem influenciar em condutas não-musicais, como na fala, por exemplo. “No processamento cerebral existem áreas específicas para funções motoras, sensoriais, de linguagem, mas a música age em várias regiões do cérebro, fazendo com que diferentes processos ocorram paralelamente ou de forma compartilhada, o que ajuda a criar novas conexões cerebrais, que chamamos de neuroplasticidade”. 

Durante a sessão, a musicoterapeuta interage com a criança a partir de instrumentos e brinquedos lúdicos, criando um ambiente acolhedor e humanizado para que possa trabalhar suas habilidades. Dessa forma, a técnica pode ajudar crianças com paralisia cerebral e microcefalia a estabilizar respostas motoras, e crianças com autismo e síndrome de Down, a desenvolver a fala e a socialização, por exemplo. “Isso é fundamental, inclusive, para potencializar as respostas a outros tratamentos, fortalecer a autoestima e até reduzir a ansiedade”, explica a musicoterapeuta. 

Nesse contexto, Jamaica Araújo, fisioterapeuta e fundadora da Clínica Espaço Kids, reforça a importância do tratamento multidisciplinar para contemplar diferentes estímulos que são essenciais no desenvolvimento dos aspectos emocionais, físicos, sociais e escolares. “Associada à fisioterapia, por exemplo, a musicoterapia é aliada para estimular a motricidade, já com psicopedagogia, a prática é voltada para desenvolver a cognição e comportamento, e na fonoaudiologia, para estimular a linguagem”, destaca.

(Foto: Divulgação)

Espaço Kids

A Clínica Espaço Kids é um espaço multidisciplinar de referência na Bahia, especializado no tratamento de crianças com alteração no desenvolvimento neuropsicomotor, que atua nas áreas de motricidade, cognição e comportamento. Fundada pela fisioterapeuta Jamaica Araújo em 2011, que acumula mais de duas décadas de experiência em reabilitação infantil, a Espaço Kids tem sua trajetória marcada pela introdução de métodos inovadores na Bahia, sendo pioneira em adotar os métodos Therasuit e Cuevas Medek Exercises, além de ser a primeira e única clínica de Salvador a oferecer o ambiente multissensorial Snoezlen e os Programas de Habilitação e Reabilitação Multidisciplinar Treini 7 e MIG. 

No espaço, um time experiente acolhe crianças com autismo, paralisia cerebral, Síndrome de Down e microcefalia, entre outras condições que possam comprometer o desenvolvimento neuropsicomotor típico, oferecendo de forma integrada e humanizada serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, psicopedagogia, psicomotricidade e musicoterapia.

Unidade de tratamento convencional: Rua das Rosas, n. 179, salas 305, 306, 307 e 308. Ed. Empresarial San Juan, Pituba.

Unidade de tratamento intensivo: Rua Arthur de Azevedo Machado, n. 1459, térreo. Ed. Internacional Trade Center, Stiep. 

Telefone: (71) 9.9960-6006
Mais informações: @clinicaespacokids