No Circuito

Teatro

O múltiplo artista Jackson Costa apresenta A Coisa na Caixa Cultural

Genilson Coutinho,
20/10/2014 | 16h10

???????

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 5 a 9 de novembro, o espetáculo “A Coisa”, montagem que tem o objetivo de estimular o público a refletir sobre a aventura poética das palavras a partir do contato com uma miscelânea de textos de autores consagrados e de escritores contemporâneos praticamente desconhecidos. “A Coisa” traz como intérprete Jackson Costa, ator com múltiplas atuações no cenário cultural brasileiro, sob a direção de Paulo Dourado. As sessões acontecem de quarta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h. Os ingressos para todas as apresentações começam a ser vendidos a partir das 9h do dia 5 de novembro.

No espetáculo, o baiano Jackson Costa leva ao público poesias de Gregório de Mattos, Castro Alves, Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, José Delmo, Ramon Vane, entre outros. O ator será acompanhado por uma, empregando ritmos e sons aos textos. “A poesia com a música aproxima o público das obras de grandes poetas e facilita o entendimento do que é dito”, explica Jackson. Segundo ele, a montagem tem mais de dez anos de estrada, sempre passando por alterações e reformulações. “Afinal, a poesia, como a música, é matéria viva”, justifica.

Oficina de Criação Literária:

Além das apresentações poético musicais, o espetáculo propõe uma Oficina de Criação Literária, que será ministrada pela escritora e professora de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Antônia Torreão Herrera. “Trata-se de um trabalho feito em grupo, todavia, com uma intensa busca individual. Uma oficina livre, na qual se brinca com as palavras para construir textos, num processo de reconhecimento de sua própria identidade”, explica Antônia.

A Oficina pretende levar os participantes a criarem poemas, contos, crônicas e outros textos de forma criativa e expressiva. O caráter lúdico dos trabalhos cria um clima de brincadeira com as palavras. As inscrições, limitadas a 20 participantes, estão abertas de 2 a 4 de novembro, na recepção da CAIXA Cultural Salvador, das 9h às 18h.