Notícias

Sala VIP

“O Carmén Lounge Bar além de um espaço comercial é um espaço de resistência e de fomentação para a minha arte”, diz Valerie O’rarah

Carlos Leal,
02/02/2024 | 00h02
Foto: Genilson Coutinho

O empresário Valécio Santos, 40 anos,   é quem dá  vida a Valerie O’rarah, Drag Queen consagrado na noite LGBTQIAPN+ soteropolitana. Como empresário, mantém, já por quatro anos,  o Carmén Lounge Bar, no centro de Salvador. Nesse bate-papo com o Dois Terços, o artista falou sobre sua trajetória, sobre a noite soteropolitana e  os projetos que já estão em andamento no verão baiano. Confiram.

DOIS TERÇOS: Gostaria de saber inicialmente sobre sua arte. Como e quando surgiu esse fenômeno chama Valerie O’rarah?

VALERIR ORARAH: Eu sempre fui uma pessoa voltada para as artes. Experimentei outras vertentes artísticas  mas quando descobri esse caminho,  da arte transformista e das drag queens em Salvador, fiquei encantada e já me  interessei. A partir dai comecei a fazer,  de forma profissional, o meu papel na arte drag queen, e lá se vão vinte anos.

DT: Houve algum artista que te inspirou?

VO: O tempo todo pessoas boas nos inspiram. Cantoras, artistas da noite, atrizes, outras drag queens. Vamos conhecendo o trabalho de outras pessoas e isso vai se tornando fonte de inspiração para todos nós. Artistas como Maria Bethânia e Daniela Mercury, por exemplo,  tem uma pincelada na inspiração da minha drag. Transformistas como Bagageryer Spielberg, Dion, Andreza Lamark e Silvete Montilla, dentre outras, também fazem parte dessa minha construção.

Baga: Foto: Genilson Coutinho

DT: Você faz parte de um time de artistas empreendedores de Salvador. Como é  investir em entretenimento na noite soteropolitana especialmente com um trabalho voltado para o público LGBTQIAPN+?

VO: Assim como qualquer empreendimento, é muito complicado e precisa ter uma boa administração para dar certo. Quando esse empreendimento é voltado para o entretenimento LGBT a gente precisa de muito jogo de cintura, pois nossa comunidade é  muito exigente. É necessário estar sempre se renovando também, senão, nenhum empreendimento sobrevive.

DT: A Rua Carlos Gomes já abrigou grandes casas que movimentaram a cidade, a exemplo da BRW, Boate Caverna e Adé Aló. Hoje poucas resistem e o Carmén Lounge Bar é uma delas. Como é manter com sucesso uma casa noturna em um local onde muitos já desacreditaram?

VO: Olha, é muito difícil. Brigamos com muitas questões sociais como a falta de segurança e  com a questão das drogas. Quando falo em brigar, me refiro a resistir e manter o espaço vivo em uma rua que, historicamente,  é a rua mais LGBT da nossa cidade. Hoje temos uma orla que está brilhando, o que é ótimo, mas tem o centro da cidade que muitas vezes é esquecido, principalmente a Rua Carlos Gomes. É uma luta ter que “brigar” com esse esquecimento e esvaziamento por conta de outros lugares como a orla, que eu já citei, e outros bairros… em outras décadas a Carlos Gomes foi a expoente da frequência da comunidade LGBT. Hoje não precisamos necessariamente de guetos para ser quem somos,  isso também é ótimo, mas acaba afetando esses empreendimentos que resistem e muitas vezes ficam esquecidos no centro da cidade.

DT: Como artista e empreendedora, como é para você trabalhar especificamente para o público LGBT?

VO: Eu sou completamente apaixonado pelo que faço enquanto artista e o Carmén Lounge Bar é uma extensão do que é Valerie O’rarah há todo esse tempo. Então é muito prazeroso, não consigo me enxergar de outra forma e tenho o privilégio de ser uma pessoa realizada por trabalhar exatamente com aquilo que gosta. Esse prazer eu sinto tanto no palco quanto quando eu vejo o funcionamento do Carmén Lounge Bar que, além de um espaço comercial, é um espaço de resistência e de fomentação para a minha arte. O palco aqui do Carmén é exatamente o holofote que quero e que precisamos para exaltar ainda mais a nossa cultura drag queen aqui em Salvador

DT: Estamos em pleno Verão e gostaríamos de saber o que o Carmen Lounge Bar está trazendo de novidades para seus clientes.

Foto: Genilson Coutinho

VO: Realizamos eventos calendarizados que acontecem todo verão. Temos a Loucademia de drags, a eleição do garoto e da garota folia 2024, um concurso que  fizemos em 2023 e pelo sucesso resolvemos dar continuidade. Importante lembrar que no sábado de carnaval teremos  o Baile do Carmén Lounge Bar.

DT: Quem quiser apreciar o Carmen Lounge Bar, quais os dias e horários de funcionamento?

VO: De antemão, estão  todos convidados. Para quem não nos conhece, ficamos no centro da cidade,  Rua Carlos Gomes, ao lado do Estacionamento Salvador. Estamos funcionando de quarta a domingo, a partir das 21h,  com grandes atrações. Lembrando sempre que, apesar de termos uma programação diversificada,  nossos artistas principais são as meninas drag queens e transformistas da cidade. Então todos os dias temos artistas diferentes levando entretenimento para nosso público. Nosso objetivo é deixar a noite dos presentes mais glamorosa, mais alegre, mais brilhosa e iluminada. Aproveito para deixar sucesso a Genilson Coutinho, a você, Carlos,  e toda sua equipe do  Dois Terços.