Nestlé lança papel biodegradável no Projeto Tamar

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6 de fevereiro de 2019
por Genilson Coutinho

Novidade no Mercado (Foto: Genilson Coutinho)

A Nestlé vai deixar de oferecer canudos de plástico em seus produtos no Brasil. O Nescau Prontinho, bebida à base de leite e achocolatado, será o primeiro afetado pela decisão. A marca vai lançar pacotes de nove unidades da bebida em duas versões: com canudos de papel biodegradável ou sem canudos. A ideia é que os consumidores se acostumem com a utilização dos tubos de papel –ou, ainda, que criem suas novas maneiras de consumir o produto. Os investimentos em pesquisas de novas embalagens chegam a R$ 10 milhões.

Na últiama terça-feira (5) , a empresa reuniu jornalista , ambientalistas  e moradores de Praia do Forte para oficializar o lançamento e brindar a parceria  com o projeto Tamar .

Jornalista e influencedores conehceram o projeto (Foto: Genislo Coutinho

A ação da Nestlé marca o início de uma parceria da marca Nescau com o Projeto Tamar. Segundo Fabiana Fairbanks, diretora de bebidas da Nestlé Brasil, a marca trabalhará em conjunto com a instituição para criar campanhas de conscientização e preservação do meio ambiente.

“Vamos apoiar o projeto em pesquisas e nas ações sociais que eles promovem”, afirma. “Temos três pilares nesta iniciativa, que chamamos de #jogajunto. Além da troca gradual dos canudos, há a parceria com o Projeto Tamar e o lançamento de um desafio dentro da plataforma de inovação aberta da empresa.”.

Membro do projeto (Foto: Genilson coutinho)

A marca Nescau também inicia, neste mês, uma campanha chamada #jogapradentro. A ideia é fazer com que os consumidores coloquem os canudos dentro das embalagens após o uso para evitar que eles se percam e não sejam reciclados.

A iniciativa da Nescau faz parte do lançamento de uma plataforma de inovação da Nestlé no Brasil, chamada Henri@Nestlé. O primeiro desafio por aqui será exatamente repensar o papel dos canudos de plástico nas embalagens. A plataforma permite que start-ups enviem projetos com propostas para soluções de questões lançadas pela companhia. Os interessados podem inscrever seus projetos pelo site da iniciativa até 7 de abril. Cinco ideias serão selecionadas pela companhia e podem render um prêmio de US$ 50 mil para a sua implementação.

A Nestlé afirmou, no mês passado, que começaria a usar materiais alternativos para substituir os canudos em fevereiro. O compromisso da empresa envolve também eliminar todos os plásticos não recicláveis ou de difícil reciclagem de seus produtos até 2025.

Fundadores do Tamar e Fabiana Fairbanks, diretora de bebidas da Nestlé (Foto: Genilson Coutinho