Nesta quarta-feira (6) o Teatro Gregório de Matto recebe a segunda edição do projeto ‘De Transs pra Frente’.

Notícias
6 de julho de 2016
por Genilson Coutinho

O projeto é uma das poucas iniciativas impulsionadas e geridas significativamente por pessoas trans e travestis e visa o protagonismo e a formação política e profissional de pessoas que compõem o Coletivo e a população trans.

O evento dá continuidade a oficina Resistir contra Violações de Direitos: conceitos, vivências e estratégias políticas, facilitada por Viviane Vergueiro e Cacá Ribeiro. A atividade acontece às 14h e é destinada a quem deu início às discussões na primeira edição.

Às 18h o evento será aberto ao público, que vai poder assistir a performance ‘O Canto de Oxum’, de Bárbara Blend e convidados, abrindo o cine-debate ‘Cisheteroterrorismo e a Cultura do Estupro’.

Já nos dias 12 e 26 de julho e 2 de agosto, será realizada a oficina TRANSprojetos Culturais – Da ideia à vibiliazação, também no Teatro Gregório de Mattos.

Conduzida pelo gestor cultural e pesquisador Chico Assis, a proposta é dar início a um laboratório de TRANScriações culturais, aberto ao compartilhamento e experimentações de ferramentas que possibilitem transformar ideias em projetos culturais viáveis.

A oficina terá dez vagas gratuitas destinadas preferencialmente a pessoas trans. E para as vagas remanescentes, serão selecionadas pessoas cisgêneras que tenham feito a inscrição. A estas, é sugerida uma doação de R$ 50, que será destinada para a organização de outras ações como esta pelo coletivo.

O produto final do evento será um projeto voltado à Semana de Protagonismo e Visibilidade 2017.

 

Programação:

14h – Oficina Dialogar e resistir contra violações de direitos: vivências e estratégias políticas – II Módulo.

18h – Performance O Canto de Oxum, com Bárbara Blend e convidados.

18h30 – Cine-debate Cisheteroterrorismo e a cultura do estupro. Com Jenny Müller, Di Nascimento, Altamira Simões e Thaís Faria.

*Evento com sistema Pague Quanto Puder. Renda revertida à comunidade de aprendizagem Transviando o Enem.