Mametto lança clipe que enaltece a cultura afro-brasileira

Música, No Circuito
8 de janeiro de 2018
por Genilson Coutinho

A cantora Ana Mametto lançou, neste sábado (6), o clipe da música Matamba que faz referência à senhora dos ventos e das tempestades. Composta por Mametto e Yacoce Simões, a música foi lançada pelo canal da artista no YouTube. Por enquanto, a canção só pode ser ouvida no YouTube, mas no dia 13 vai estar disponível nas plataformas digitais.

“Matamba é a senhora dos ventos e das tempestades, cultuada principalmente pela sua ligação com a morte, pois compete somente a Iansã a conduzir os eguns pra longe ou pra perto dos seres vivos”, disse Mametto em suas redes sociais. “É uma grande homenagem à cultura afro-brasileira e a todas as religiões de matriz africana”, completou.

O vídeo tem direção de  Kan Kato, que já havia trabalhado com a artista no clipe de Nanaê, Nanã, Naiana. “Aquele trabalhao havia dado muito certo e adoro Kan. Queria muito que fosse ele, até porque esta é uma composição minha”, afirma a cantora, que nunca havia transformado em clipe uma canção composta por ela mesma.

A cantora acrescentou que Matamba representa a separação dos vivos e dos mortos na mitologia banto. A canção e o clipe já estavam gravados há mais de um mês, mas Mametto preferiu esperar o início de 2018, para começar o ano “com o sopro de um novo vento”. A nova música está abrindo os shows atuais da cantora.

Na segunda-feira de Carnaval, Mametto vai sair em trio independente. Durante a festa vai se apresentar nos carnavais de bairros, como o Pelourinho.