Londrina recebe mostra de Cultura LGBTI+

Genilson Coutinho,
29/09/2021 | 10h09
 (Foto: Wikkimedia Commons)

A Mostra de Cultura LBGTI+ de Londrina promove a partir de 27 de setembro a quarta edição da Semana Diálogos sobre Políticas e Cultura LGBTI+.  A série de debates faz parte do eixo formativo da já tradicional Parada LGBTI+ de Londrina. Nesse ano, a programação leva o nome de Semana Megg Rayara, em homenagem à professora paranaense.

Os encontros vão tratar de temas pertinentes para as vivências de pessoas LGBTI+. Dentre os assuntos abordados durante os cinco dias estão a representatividade e a visibilidade, modos de expressão da identidade, o consumo consciente (pink money) e o envelhecimento. O objetivo é aliar a alegria da Parada com momentos de debate e reflexão sobre as demandas da comunidade.

Segundo Mariana Valle, do Coletivo Movimento Construção, essa é uma oportunidade de promover conversas de peito aberto e combater a desinformação. “É preciso mais do que nunca criar pontes e espaços de diálogo para que possamos romper a barreira da ignorância”, defende.

Na segunda-feira (27), a abertura do evento conta com as presenças da ativista Renata Borges e do advogado Paulo Carneiro. Borges é idealizadora da Marcha da Visibilidade Trans e Travesti do Paraná e da Parada LGBTI+ de Apucarana. Carneiro é especialista em Direitos Humanos, além de sócio-proprietário na empresa Carneiro, Vicente & Colli – Advocacia Humanista.

Os diálogos acontecem no ambiente digital entre 27 de setembro e 1 de outubro, sempre às 20 horas. Todas as normas de segurança sanitária serão respeitadas. Os temas debatidos terão diferentes convidados em cada ocasião. A mediação fica por conta do Coletivo Movimento Construção, que organiza a Mostra de Cultura LGBTI+ junto da produtora cultural PÁ! Artística.

Para assistir às transmissões, basta acessar uma das páginas da Parada LGBTI+ de Londrina no Youtube, Facebook, Instagram ou Linkedin.

Semana Meg Rayara

A Semana Diálogos sobre Políticas e Cultura LGBTI+ compõe o eixo formativo da Parada LGBTI+ de Londrina. A jornada de debates está em sua quarta edição, sempre vinculada ao tradicional cortejo pelas ruas da cidade.

O objetivo do evento é trazer momentos de reflexão e informação sobre assuntos relevantes para a comunidade.  “Enxergamos na Semana de Diálogos uma oportunidade de reverberar a importância dos temas que envolvem a população LGBTI+ na busca de uma sociedade mais justa e com equidade

de direitos”, explica Poliana Santos, membro do Coletivo Movimento Construção e mediadora do primeiro encontro.

Em 2021, a Semana de Diálogos traz a professora Megg Rayara como homenageada da edição. Rayara foi escolhida pela organização devido a sua longa trajetória de enfrentamento aos preconceitos. Em 2016, tornou-se a primeira travesti negra doutora em Educação do Brasil. Hoje, ela ocupa um lugar de prestígio na academia como pesquisadora e docente na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A homenageada participa do debate sobre as singularidades do envelhecimento LGBTI+ na terça-feira (28). Na ocasião, a historiadora carioca Heliana Hemetério e o professor Regis Moreira acompanham Rayara no debate ministrado por Mark Sales.

Mostra de Cultura LGBTI+

A Mostra de Cultura LBGTI+ será realizada no dia 17 de outubro e transmitida ao vivo pela internet. O evento faz parte da Parada LGBTI+ de Londrina que já é tradicional na região. Na edição de 2020/2021, o cortejo precisou ser adaptado ao ambiente digital para se adaptar às normas impostas pela pandemia.

Em sua última edição, em 2019, a Parada reuniu público de mais 10 mil pessoas no anfiteatro Luigi Borghesi (Zerão). Foram quase nove horas ininterruptas de evento, com 20 atrações distribuídas entre o percurso pelas ruas de Londrina e o palco montado no Zerão. Sob o tema “CIDADANIA: Por equidade de direitos e respeito às diversidades”, os participantes celebraram a cultura e arte LGBTI+.

Nesse ano, a Mostra segue o sucesso de suas edições anteriores. A programação conta com três horas de transmissão ao vivo direto de um estúdio da cidade. As atrações foram escolhidas por meio de um chamamento público e serão divulgadas nas próximas semanas. Os artistas selecionados passaram por uma equipe de curadoria composta por 15 profissionais das artes e cultura de Londrina e região

Sete categorias compõem a lista de atrações confirmadas: teatro/performance, canto/grupos musicais/bandas, música eletrônica (DJs), dança, literatura, fotografia e artes visuais.

A Mostra de Cultura LGBTI+ de Londrina é um evento contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) por meio de edital aprovado em 2019 e com aplicação para 2020/2021.

SERVIÇO

SEMANA MEGG RAYARA – Diálogos sobre Políticas e Cultura LGBTI+

Data: 27/09, 28/09, 29/09, 30/09 e 01/10 (segunda a sexta)

Horário: 20h

Onde: transmissão ao vivo pelo Youtube, Facebook, Instagram e Linkedin

Acesso gratuito

MOSTRA DE CULTURA LGBTI+

Dia: 17/10 (domingo)

Horário: 16h

Onde: transmissão ao vivo pelo Youtube, Facebook, Instagram e Linkedin

Acesso gratuito