Livro ‘Balé Folclórico da Bahia, um Patrimônio Cultural do Brasil’ será lançado no próximo dia 24 de agosto

Arte e Exposições, No Circuito
21 de agosto de 2016
por Genilson Coutinho

Para contar a história do Balé Folclórico da Bahia, grupo reconhecido pela Associação Mundial de Críticos como a melhor companhia de dança folclórica do mundo, não poderia ser diferente. O livro “Balé Folclórico da Bahia, um Patrimônio Cultural do Brasil” é o resultado de mais de dez anos de pesquisa e marca o aniversário de 28 anos da companhia, comemorado neste mês. Em dois idiomas (português e inglês) e com tiragem de três mil exemplares, a obra, editada pela Solisluna, pesa cinco quilos e reúne, em 228 páginas, 250 fotos de fotógrafos brasileiros e estrangeiros e textos de pesquisadores que são referência na área.  O lançamento vai acontecer no próximo dia 24 de agosto, às 20 horas, no Pestana Convento do Carmo, em coquetel para convidados. Na ocasião, a publicação poderá ser adquirida por R$ 50,00. A obra também será distribuída, gratuitamente, em bibliotecas públicas e privadas, escolas de dança, fundações e instituições culturais.

“É uma obra com um rico conteúdo, fotos e textos, que trazem uma visão antropológica da dança e revelam a trajetória do Balé Folclórico da Bahia, assim como a própria história da dança popular na Bahia e no Brasil”, revela Walson (Vavá) Botelho, fundador e diretor geral da companhia.

O antropólogo Gustavo Falcón, a coreógrafa, professora e pesquisadora em dança, Lia Robatto, e o jornalista Ernesto Falcón, além do próprio Walson Botelho, assinam os textos da obra.

A publicação reúne imagens de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, que acompanharam as turnês da companhia, além de registros do arquivo do Balé sobre o cotidiano do grupo nas viagens e em Salvador, cidade onde fica a sede da companhia. São fotos de Marisa Vianna, Isabel Gouvêa, Vinícius Lima,Artur Ikishima e Paulo Sousa. Um ensaio exclusivo feito com a companhia por Andrew Eccles, um dos principais fotógrafos de dança da atualidade, em Nova York, no ano de 2015. Imagens de Philip Martin, registradas na turnê que o grupo realizou na Austrália, em 1998. E fotos de Wendell Wagner, que acompanhou o Balé em 2014 durante turnê na África, continente que inspira as coreografias da companhia.

O livro tem o patrocínio da Tarpon Empreendimentos, Braskem, O Boticário, Hiperideal e do Governo da Bahia, através da Secretária de Cultura e da Fundação Pedro Calmon.

Sobre o Balé Folclórico da Bahia

Única companhia profissional de dança folclórica do país em atividade, o premiado Balé, internacionalmente consagrado, completa 28 anos em agosto de 2016 e já se apresentou em mais de duzentas cidades e 24 países, como Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Nova Zelândia, Austrália, Alemanha, França, Holanda, Suíça, México, Chile, Colômbia, Finlândia, Suécia e África do Sul, dentre outros. “Somos, provavelmente, um dos maiores embaixadores da cultura popular brasileira para o mundo inteiro e temos divulgado a Bahia em todo planeta”, destaca Vavá Botelho.

 

 

Com sede no Pelourinho, em Salvador, atualmente, o BFB  possui 40 integrantes – dançarinos, músicos e cantores – que recebem preparação técnica para dança, música, capoeira, canto e teatro. Para preservar e divulgar as principais manifestações folclóricas da Bahia, o Balé desenvolveu uma linguagem cênica que parte dos aspectos populares e atinge questões contemporâneas. O Balé também possui um segundo corpo de baile, que realiza espetáculos, diariamente, no Teatro Miguel Santana, no Pelourinho, tendo como público, principalmente, turistas estrangeiros e de outros estados do Brasil.

Reconhecida pela Associação Mundial de Críticos como a melhor companhia de dança folclórica do mundo, o Balé Folclórico da Bahia já formou mais de 700 bailarinos. A maioria deles de origem muito simples, que aprenderam os primeiros passos de dança no Balé e hoje brilham em grandes companhias internacionais do mundo. “Além do trabalho artístico, temos uma função social”, destaca Vavá Botelho.

Serviço:

Lançamento: Balé Folclórico da Bahia, um Patrimônio Cultural do Brasil

Onde: Pestana Convento do Carmo

Quando: 24 de agosto

Horário: 20 h

Valor: R$ 50,00  (no lançamento).

Evento para convidados