Lançamento da 2ª edição do Festival Bahia em Cena movimentou classe artística em Salvador

Sem categoria
7 de maio de 2013
por Genilson Coutinho


Seis espetáculos teatrais, a ocupação de sete teatros de Salvador, 49 apresentações artísticas e a renovação de temporadas de espetáculos teatrais baianos. Este é o Bahia em Cena – Festival Baiano de Teatro, Ano II, que movimentará os palcos de Salvador de 01 a 25 de agosto, às sextas, sábados e domingos. Um café da manhã para classe artística marcou o lançamento do Bahia em Cena, nesta terça-feira, dia 07 de maio, no Teatro Acbeu. Realizado pela Multi Planejamento Cultural, por meio do FazCultura e Lei Rouanet com patrocínio da Chesf e Grupo TPC, o festival oportunizará que produções teatrais retomem temporadas e ampliem alcance de público.

O evento de lançamento contou com presença maciça da classe artística de Salvador, da representante da coordenação de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Maria Marighella, com o presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos da Bahia, Fernando Marinho. A apresentação foi feita pela coordenadora de Projetos Culturais da Multi, Fernanda Bezerra, que falou sobre a importância da retomada do Festival, realizado pela primeira vez em 2010 e expectativa de que o Bahia em Cena possa manter-se anual, fortalecendo os espaços de difusão e circulação das artes cênicas. Para Maria, o Festival Bahia em Cena será um espaço de visibilidade e movimentação da atual produção estética e teatral baiana, trazendo de volta espetáculos e ampliando o público. A expectativa é alcançar 10.000 espectadores durante o período de realização do evento.

Participarão do circuito do Festival os espaços do Teatro ACBEU, Teatro Módulo, Teatro Jorge Amado, Teatro Eva Herz (Livraria Cultura), Teatro Molière (Aliança Francesa) e Teatro SESC SENAC Pelourinho. O Teatro SESC Casa do Comércio receberá a cerimônia de abertura do Festival. Uma curadoria será formada para selecionar os cinco espetáculos adultos e a montagem infantil que irão compor a programação do Bahia em Cena. Entre os espetáculos adultos selecionados, neste ano será contemplada também uma montagem inédita.

Inscrições – Os grupos teatrais e artistas independentes deverão se inscrever dentro do período de 07 a 31 de maio. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por Pessoa Física, representante do espetáculo, podendo ser um diretor, produtor ou membro do elenco principal. Os artistas podem representar mais de um espetáculo, contudo cada obra só pode ser inscrita uma única vez.

Além de contar com o apoio de produção e divulgação do Bahia em Cena, os espetáculos selecionados receberão um prêmio de incentivo no valor de R$8.000,00, além de arrecadarem a bilheteria das apresentações.

O edital, ficha de inscrição e mais informações poderão ser obtidas no endereço: www.bahiaemcena.com.br.

Serviço
Bahia em Cena – Festival Baiano de Teatro Ano II
Período de inscrições: 07 a 31 de maio
Contato com a imprensa: Mônica Santana (71)9118-5501/8400-1986
Realização: Multi Planejamento Cultural: (71) 3264-0014