Serviços

Investir em ambientes confortáveis, funcionais e com elementos que contribuem para a sua saúde mental proporciona qualidade de vida

Redação,
03/06/2022 | 19h06
Lucy Bomfim (Foto: Divulgação)

Você sabia que a arquitetura e a decoração de um espaço influenciam no seu bem-estar e na sua qualidade de vida? Daí o porquê dos profissionais priorizarem cada vez mais elementos como ventilação, iluminação natural, desempenho acústico, etc. “Nos espaços de trabalho algumas estratégias são adotadas para o bem-estar da equipe, pois a versatilidade espacial e do mobiliário pode oferecer muitos layouts, abrindo espaço para a criatividade e tornando o cotidiano menos repetitivo”, exemplifica Lucy Bomfim, proprietária da MS Home e da Kachepot, lojas de referência no âmbito da decoração no nosso estado. “Aspectos como a biofilia, principalmente como a cor verde, além da estética, afeta diretamente nossa sensação espacial e nos acalma. E a opção de criar áreas externas que são essenciais para aprimorar a qualidade do espaço, influencia o humor e a saúde das pessoas”, acrescenta a profissional que tem em uma das suas lojas o serviço de jardins verticais, bastante utilizado também em ambientes corporativos.

Que tal se inspirar e mudar um espaço da sua casa em prol do bem-estar tão almejado? Uma dica prática e funcional é a troca (ou inserção) de almofadas para dar uma repaginada na sua sala. “Essa peça de decoração torna o ambiente mais confortável e convidativo e você pode utilizá-la de diversas maneiras”, frisa Lucy. “Para uma sala de estar mais harmônica e uma mudança mais sutil vale escolher diversos tamanhos, modelos, tecidos e estampas de almofadas seguindo os tons dos estofados já existentes”, opina Lucy.

(Foto: Divulgação)

Outra forma de renovar sua sala de estar com almofadas é selecionando modelos de cores variadas, mas sem estampa. “Escolha uma boa combinação de cores em almofadas lisas”, opina a profissional. “Você também pode combinar com as cores de outros elementos da decoração. Se você tem um sofá branco, você pode optar por almofadas que contrastem com a peça mas que combinem com os tons do tapete e de outras peças de décor”, explica Lucy.

Já as almofadas com bordados e estampas florais são indicadas para ambientes um pouco mais informais e/ou rústicos que contam com mobiliário de madeira natural e fibras. “Aqueles que possuem um ambiente descontraído podem escolher também modelos coloridos, inspirados na arte pop, por exemplo”, destaca Lucy Bomfim.