Iluminação Cênica de Monumentos do Centro Histórico de Salvador será entregue neste nesta quinta-feira (19),

Sem categoria
18 de dezembro de 2013
por Genilson Coutinho

O governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, acompanhado pelo Arcebispo Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, entrega nesta quinta-feira (19), às 18h30, na Igreja do Carmo (Largo do Carmo, s/nº – Centro Histórico) a 2ª Etapa de Iluminação Cênica de Monumentos do Centro Histórico de Salvador (CHS) que beneficia as igrejas do Carmo, de Nossa Senhora do Boqueirão, na ladeira de mesmo nome, e a de Santo Antônio Além do Carmo, no Largo do Forte de Santo Antônio.

O investimento é de R$ 1,13 milhão com recursos exclusivos do Tesouro estadual, e os serviços duraram quatro meses. Após visita à Igreja do Carmo, a comitiva integrada por secretários e dirigentes estaduais, técnicos e dirigentes federais e municipais, segue para visitação às igrejas do Boqueirão e de Santo Antônio.

A execução é da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), que também foram responsáveis pela 1ª etapa do projeto iluminotécnico de monumentos no CHS. O planejamento da ação é da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas) da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).

A primeira etapa, entregue pelo governador Jaques Wagner em dezembro do ano passado (2012), foi no Terreiro de Jesus e no Largo da Cruz de São Francisco, beneficiando cinco monumentos, também sob execução da SecultBA/IPAC. Foram iluminadas a Catedral Basílica (179 luminárias), Faculdade de Medicina – a primeira do Brasil – (87 luminárias), as igrejas de São Domingos (69), de São Pedro dos Clérigos (65) e a de São Francisco – famosa por ter cobertura interna com lâminas de ouro – (199 luminárias).