Notícias

IBCM realiza ação de conscientização e prevenção às ISTs entre HSH

Genilson Coutinho,
22/06/2022 | 23h06
Foto: Divulgação

Eles têm entre 18 e 40 anos. Na maioria corpo atlético com tatuagens, elegantes, comunicativos, perfumados. Alguns com páginas em sites de relacionamento e a quase totalidade frequenta as saunas masculinas de salvador.

Conhecidos por “boys”, “garotos de programa” ou “acompanhantes” eles fazem atendimentos nas próprias saunas, motéis ou residências. Precisam ser discretos sobretudo com os “HSH”, homens que fazem sexo com homens, geralmente casados com mulheres e com influência e visibilidade na vida pública. Nos últimos anos, pesquisas têm apontado a aceleração do avanço do HIV no país, em especial sobre a população de HSH, que não se identificam como gays.

O jovem Paulo Aquarius está há anos trabalhando em saunas e eventos e decidiu dedicar também, parte do seu tempo, para orientar o público antes descrito, sobre os cuidados necessários à prevenção das ISTs AIDS. Desde então leva consigo a “sacola da prevenção”, com os preservativos, gel, autotestes e em cada ocasião possível falar do assunto com os outros boys.
É um grande desafio abordar o tema. O seu público-alvo, são pessoas que trabalham como profissionais do sexo que afirma que para eles “o risco é sempre bem maior” (SIC).

Mas os resultados têm sido incríveis.

A psiquiatra suíço-americana Elisabeth Kübler-Ross enumera cinco estágios no processo do luto: negação e Isolamento, Raiva. Barganha, depressão e aceitação. Analogamente, quando tratamos de conhecer a própria sorologia quanto ao HIV AIDS, predomina a negação, sob vários argumentos. Com histórico de longa vida sexual ativa, muitos supõem já viverem com o vírus e se recusam a fazer o teste. Outros argumentam: “- só faço ativo e uso camisinha”, ou ainda “- fiz meu teste ontem e estou limpo”. Desculpas não faltam para fugir do “risco” de saber da própria sorologia, sendo que esta é uma das formas eficazes de enfrentar e vencer a pandemia do HIV AIDS.

Entre os colegas Paulo Aquarius é uma referência de agente de prevenção e redução de danos. Muitos confiam e buscam nele orientação e apoio. Os casos em que o teste revela um indivíduo reagente, são encaminhados e até acompanhados, quando necessário, até a unidade de saúde referenciada para o teste comprobatório e o início do tratamento. Aos muitos não reagentes, é sugerida a PREP (Profilaxia pré exposição), que infelizmente ainda tem filas de espera para realização em nosso município.

O que entendemos fundamental é a solidariedade efetiva. Estar junto e dar total apoio a quem tem a coragem de entrar neste processo de cuidado consigo e com os demais.

Também os clientes agradecem e desfrutam das orientações e insumos que não faltam: o gel lubrificante, os preservativos e o autoteste, este último tão importante para quem deseja mais privacidade para pesquisar sobre a sua sorologia do HIV AIDS. Também para estes, o “amigo da prevenção” está sempre disponível para todo apoio, ajuda e aconselhamento.

Paulo Aquarius é voluntário em ações de prevenção de IST AIDS da IBCM. @pauloaquarius