Ícone do site Dois Terços

Homofobia dentro de coletivo em Salvador

Daniel Andrade Sales, 39 anos, foi arremessado pela janela de  ônibus  da empresa Barramar na ultima segunda feira (7) durante um assalto próximo a Estação Pirajá. Durante o assalto os bandidos depredaram o veículo e abordaram o jovem  e  “desconfiaram” de sua orientação sexual. No meio do assalto eles retiraram a janela do coletivo e jogaram o jovem para fora do ônibus. Populares socorreram o jovem para HGE com diversos ferimentos nas pernas, braços e cabeça.

Face a essa violência sofrida pelo jovem e a falta de interesse da secretária em registrar o caso face a essa situação  o GGB Grupo Gay da Bahia enviou uma carta ao governador do estado  e ao secretário de Direitos humanos solicitando providencias  sobre o caso.

Veja na integra o documento:

Mesmo com toda violência sofrida por Daniel e o vandalismo dentro do coletivo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) não registrou nenhum boletim de ocorrência relacionado ao ato. Considerando a gravidade deste crime de ódio e por ocupar a Bahia pelo segundo ano consecutivo a vergonhosa e preocupante liderança de assassinatos de gays e travestis no Brasil – 24 homicídios em 2009 e 29 em 2010 – o Grupo Gay da Bahia vem através deste, solicitar imediata e rigorosa investigação deste atentado contra a vida deste suposto baiano homossexual, assim como prisão dos criminosos.

Solicitamos outrossim que o Secretário de Justiça e Direitos Humanos  e Secretário de Segurança Pública programem uma imediata campanha estadual de grande impacto midiático, com pronunciamento conjunto nos canais de televisão destes Secretários e do próprio Governador, estimulando a população baiana a respeitar os cidadãos LGBT, única maneira de estancar essa escalada da homofobia que infelizmente coloca em risco de vida a comunidade homossexual da Boa Terra.

Certos da imediata atuação de V.Excas, atenciosamente,

Prof.Dr. Luiz Mott

Fundador do Grupo Gay da Bahia e Prof. Titular de Antropologia da UFBa

Marcelo Cerqueira

Presidente do GGB

Sair da versão mobile