Homofobia dentro de coletivo em Salvador

Sem categoria
9 de março de 2011
por Genilson Coutinho

Daniel Andrade Sales, 39 anos, foi arremessado pela janela de  ônibus  da empresa Barramar na ultima segunda feira (7) durante um assalto próximo a Estação Pirajá. Durante o assalto os bandidos depredaram o veículo e abordaram o jovem  e  “desconfiaram” de sua orientação sexual. No meio do assalto eles retiraram a janela do coletivo e jogaram o jovem para fora do ônibus. Populares socorreram o jovem para HGE com diversos ferimentos nas pernas, braços e cabeça.

Face a essa violência sofrida pelo jovem e a falta de interesse da secretária em registrar o caso face a essa situação  o GGB Grupo Gay da Bahia enviou uma carta ao governador do estado  e ao secretário de Direitos humanos solicitando providencias  sobre o caso.

Veja na integra o documento:

Mesmo com toda violência sofrida por Daniel e o vandalismo dentro do coletivo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) não registrou nenhum boletim de ocorrência relacionado ao ato. Considerando a gravidade deste crime de ódio e por ocupar a Bahia pelo segundo ano consecutivo a vergonhosa e preocupante liderança de assassinatos de gays e travestis no Brasil – 24 homicídios em 2009 e 29 em 2010 – o Grupo Gay da Bahia vem através deste, solicitar imediata e rigorosa investigação deste atentado contra a vida deste suposto baiano homossexual, assim como prisão dos criminosos.

Solicitamos outrossim que o Secretário de Justiça e Direitos Humanos  e Secretário de Segurança Pública programem uma imediata campanha estadual de grande impacto midiático, com pronunciamento conjunto nos canais de televisão destes Secretários e do próprio Governador, estimulando a população baiana a respeitar os cidadãos LGBT, única maneira de estancar essa escalada da homofobia que infelizmente coloca em risco de vida a comunidade homossexual da Boa Terra.

Certos da imediata atuação de V.Excas, atenciosamente,

Prof.Dr. Luiz Mott

Fundador do Grupo Gay da Bahia e Prof. Titular de Antropologia da UFBa

Marcelo Cerqueira

Presidente do GGB