Gepetto lança “Eros Anteros” no Teatro Eva Herz

Música, No Circuito, Teatro
3 de janeiro de 2016
por Genilson Coutinho

Gepetto (Foto Kevin Oux)

O grupo baiano de rock alternativo Gepetto lança o seu álbum de estreia, “Eros Anteros”, com show no dia 5 de janeiro de 2016, terça-feira, às 19h, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Salvador Shopping. O evento tem entrada gratuita.

O primeiro disco do grupo conta com 14 faixas autorais, todas compostas por Carlos Faria, que exploram uma dualidade sonora e temática inspirada na mitologia grega e representada pelos deuses Eros e Anteros (ou Anti-Eros). Com letras e melodias que buscam ilustrar a condição humana das relações, sentimentos e experiências, as canções disputam harmonia e caos, em meio a uma sonoridade introspectiva e melancólica.

Carlos Faria (voz e guitarra), Davi Mignac (teclados e synths), Arthur Presta (baixo) e Alan Emanuel (bateria) investem em um instrumental moderno abusando de efeitos nas guitarras com noise, sintetizadores e vocais em falsete, que ora contrastam com faixas de tons mais clássicos, valorizando o violão, violoncelo e piano natural.

Com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, entre 2014 e 2015, “Eros Anteros” foi produzido, gravado e mixado por Vicente Fonseca e Marcos Franco, em Salvador, e masterizado no Sage Audio Mastering Studio, em Nashville, Estados Unidos.

Entre algumas das participações especiais do disco, se destacam as contribuições do violoncelo de Fernanda Monteiro (Dois em Um), do trompete de Leonardo Leal (Os Jonsóns) e do coro formado por Henrique Moraes, Igor Garcia e Josehr Santos (Madrigal da UFBA).

GEPETTO – Com uma proposta sonora diferente do que vinha surgindo nos últimos tempos em Salvador, a Gepetto foi formada em 2011, temperando um rock moderno, rico em efeitos, com melodias carregadas de sentimento e trazendo influências sobretudo britânicas de grupos como Radiohead, Muse e Pink Floyd.

O quarteto lançou o seu primeiro EP, “Ninfo”, em 2012, juntamente com o videoclipe da faixa “Tentação”, veiculado na MTV e apontado pelo portal iBahia como um dos dez melhores clipes do rock baiano daquele ano.

Dividindo o palco com bandas como Maglore, Canto dos Malditos na Terra do Nunca, The Baggios (SE), Lady Lane (GO) e Tereza (RJ), o grupo já se apresentou nas principais casas de Salvador e nas cidades de Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista e Rio de Janeiro. Nesta última, tocou no Teatro Odisséia como um dos vencedores do concurso “MB Ao Vivo”, promovido pelo portal Melody Box.

A Gepetto foi uma das 54 bandas selecionadas para as etapas classificatórias da edição de 2013 do festival Fun Music, entre mais de 500 inscrições de todo o país. No mesmo ano, a faixa “Tentação” foi incluída na coletânea Cena Independente e o clipe “Eu Queria Que Todo Mundo Tivesse a Chance de Dizer Adeus” foi exibido no festival CineSom Bahia, na Biblioteca Central dos Barris, dentro da programação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia para o período da Copa das Confederações.

Já em 2014, o grupo foi selecionado para integrar a coletânea do Mapa Musical da Bahia, organizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, e estrelou um episódio do programa Lá Em Casa Sessions, com veiculação nacional pelo canal Music Box Brasil.

 

Mais experientes e amadurecidos no seu conceito musical, após a contemplação em edital da SECULT para a gravação do seu primeiro álbum, Carlos Faria (voz e guitarra), Davi Mignac (teclados e synths), Arthur Presta (baixo) e Alan Emanuel (bateria) se fecham em estúdio durante todo o ano de 2015 para dar vida ao “Eros Anteros”, que será apresentado ao público no início do próximo ano.

SERVIÇO:

O quê: Show de lançamento do álbum “Eros Anteros” da banda Gepetto

Quando: 05 de janeiro de 2016, terça, 19h

Onde: Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping

Quanto: Entrada gratuita