Cinema

No Circuito

Filme ‘Irmã Dulce’ tem estreia confirmada para 13 de novembro nas praças do Norte e Nordeste

Genilson Coutinho,
20/10/2014 | 15h10

irma

Rodado totalmente em Salvador, a cinebiografia sobre a freira que ficou conhecida mundialmente como o Anjo Bom da Bahia, chegará primeiro às regiões Norte e Nordeste. Com coprodução da Globo Filmes, Paramount e Telecine e distribuição da Downtown Filmes e Paris Filmes, “Irmã Dulce” entra em cartaz nessas praças dia 13 de novembro. O lançamento nas demais regiões está previsto para 27 de novembro. Dirigido pelo premiado diretor Vicente Amorim (“Um Homem Bom”, “Corações Sujos”, “2000 Nordestes”, “Caminho das Nuvens”), o filme conta com produção de Iafa Britz (“Minha Mãe é uma Peça, “Nosso Lar” e “Se eu fosse você”), da Migdal Filmes. O trailer pode ser conferido aqui:

“Irmã Dulce” mostra a trajetória da freira baiana que tendo como ferramentas a determinação e o amor, construiu uma obra social sem igual no país, com creches, hospitais e centros educacionais. A atriz Bianca Comparato vive Dulce na juventude – período em que seu ativismo social e sua luta pelos miseráveis crescem em meio ao preconceito e à desconfiança da sociedade. Já a consagrada Regina Braga vive Irmã Dulce a partir da maturidade, quando, embora já admirada por suas ações, continua a enfrentar resistência à sua forma de atuar, inclusive dentro da própria Igreja. O elenco conta ainda com Gracindo Junior, Glória Pires, Irene Ravache, Zezé Polessa, Malu Valle, Luiz Carlos Vasconcelos e Fábio Lago.

Com um perfil de uma mulher quase subversiva na sua ação, capaz de quebrar paradigmas pelo seu amor ao próximo, Irmã Dulce lutou contra todo tipo de preconceito. Foi beatificada em 2011 e segue o processo de canonização que pode torná-la a primeira santa brasileira. Mas, na terra de Todos os Santos, ela cruzou as fronteiras religiosas, sendo respeitada e venerada por toda a população. Suas ações e capacidade de mobilização impactaram gerações, a despeito de credos ou mesmo da falta deles. Em 1988 foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho incansável às populações carentes.

Sinopse

“Irmã Dulce” conta a emocionante história da mulher que, indicada ao Nobel, chamada em vida de “Anjo Bom da Bahia” e beatificada pela Igreja, nunca se importou com títulos. A história de uma mulher cujo único objetivo era confortar os necessitados, cuidar dos doentes, amparar os miseráveis – a qualquer custo, com a ajuda de quem fosse. Capaz de atravessar Salvador de madrugada para dar colo a um menino de rua ou de pedir verba a um político em pleno palanque, Irmã Dulce enfrentou inimigos externos – o preconceito, o machismo, os dogmas – e um interno: uma doença respiratória incurável. Passou por eles com obstinação, alegria, amor e fé e construiu uma obra que, até hoje, só cresce, como cresce a devoção por ela. O filme Irmã Dulce conta de forma verdadeira e emocionante a história de uma mulher que reúne três das nossas qualidades definidoras como brasileiros: fé, alegria e obstinação.

Elenco
Bianca Comparato / Regina Braga – Irmã Dulce

Sophia Brachmans – Irmã Dulce Criança

Lisandro Oliveira – João Criança

Amaurih Oliveira- João

Patrícia Oliveira / Zeca de Abreu – Irmã Emília

Alice Assef – Dulcinha

Malu Valle – Madre Fausta

Caco Monteiro – Prefeito

Maria Salvadora – Mãe de Santo

Ícaro Vila Nova – Neco adolescente

Aicha Marques – Tia Madaleninha

Agnaldo Lopes – Dinael

Luiz Carlos Vasconcelos – Dom Eugênio Salles

Participações especiais
Irene Ravache – Madre Provincial

Fábio Lago – Neco

Glória Pires – Mãe de Dulce

Atriz/Ator convidado
Gracindo Junior – Dr. Augusto
Zezé Polessa – Dulcinha (irmã de Irmã Dulce)
Marcelo Flores – Arduino

Renato Prieto – Repórter

Ficha técnica

Direção: Vicente Amorim

Produtora: Iafa Britz

Diretor de Fotografia: Gustavo Hadba

Direção de Arte: Daniel Flaksman

Figurino: Cristina Kangussu
Roteiro: L.G. Bayão e Anna Muylaert

Produtor Associado – Marcos Frota

Produtora Executiva: Camila Medina

Migdal Filmes

A Migdal Filmes, de Iafa Britz, é responsável pelo maior sucesso do cinema brasileiro em 2013: “Minha Mãe é uma Peça”, estrelado por Paulo Gustavo, que levou 4,6 milhões de espectadores aos cinemas. São também da produtora o filme “Nosso Lar”, visto por mais de 4 milhões de pessoas, e “Totalmente Inocentes”, primeiro filme com lançamento 100% digital, que esteve entre as melhores comédias no seu ano de estreia.

Os próximos lançamentos da produtora incluem o documentário musical “Cássia”, sobre a cantora Cássia Eller, e o longa-metragem “Casa Grande”, que teve roteiro selecionado para o Laboratório de Sundance e ganhou diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais. Em 2015, a Migdal Filmes estreia ainda o longa “Linda de Morrer”, com Gloria Pires.

Para a televisão, a Migdal produziu para o Multishow o sucesso de público “220 Volts” (quatro temporadas); “O Fantástico Mundo de Gregório”, eleito um dos melhores programas de TV de 2012 pelo jornal “O Globo”; “De Volta Pra Pista” (Multishow), estrelada por Dani Valente; “As Canalhas” (GNT), baseada na obra de Martha Mendonça; a série de documentários “Música.DOC” (VH1), que ganham novas temporadas em 2014; e, também no Multishow, o reality show “Paulo Gustavo na Estrada”.

Iafa participou, também, do lançamento do livro “Film Business: o Negócio do Cinema”, no qual faz um panorama sobre o mercado audiovisual. Em 2010, a produtora foi indicada pelo jornal “O Globo” para o prêmio “Faz Diferença 2010”.
Downtown Filmes

Fundada em 2006 por Bruno Wainer, que tem em seu currículo a distribuição de alguns dos maiores sucessos do cinema brasileiro, entre os quais “Olga”, “Os Normais”, “Central do Brasil” e “Cidade de Deus”, a Downtown Filmes especializou-se a partir de 2008 na distribuição exclusiva de filmes brasileiros. Isso garantiu à empresa o lançamento de importantes títulos, entre eles: “Meu Nome Não é Johnny”, “Divã”, “Chico Xavier”, “De Pernas Pro Ar” e “Minha Mãe é uma Peça”.

Em 2011, foi responsável pela distribuição dos dois maiores sucessos do ano: as comédias “De Pernas Pro Ar” e “Cilada.com”, que juntos venderam mais de 6,6 milhões de ingressos. Outro lançamento importante foi o documentário “Lixo Extraordinário”, indicado ao Oscar neste mesmo ano.

Em 2013, a distribuidora lançou dois grandes sucessos: “De Pernas Pro Ar 2”, que ultrapassou a marca de 4,8 milhões de espectadores e” Minha Mãe É Uma Peça”, com mais de 4,6 milhões de ingressos vendidos. Desde sua fundação, em 2006, até o momento, a Downtown Filmes acumulou mais de 52 milhões de ingressos com o lançamento de 64 filmes, o que a elevou a categoria de principal distribuidora de filmes nacionais no país.

Paris Filmes