Festival Sonora Nu Quintal promove rodas de conversa na UFBA sobre arte LGBTQIAPN+ e música independente

As rodas de conversa acontecem nos dias 21 e 30 de maio, na UFBA
Como parte da programação da primeira edição do Festival Sonora Nu Quintal, duas rodas de conversa gratuitas e abertas ao público serão realizadas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Campus de Ondina. Os encontros, intitulados Papo Sonoro, têm como objetivo ampliar o debate sobre os desafios e as vivências da comunidade LGBTQIAPN+ na música e na arte independente, fortalecendo o diálogo entre artistas, público e pesquisadores.
A primeira roda de conversa acontece no dia 21 de maio (quarta-feira), às 19h, no Auditório 1 do PAF V, com o tema “Desafios da arte LGBTQIAPN+ independente”. Já o segundo encontro será no dia 30 de maio (sexta-feira), às 15h, na Sala 104 do PAF V, com o tema “Vivências LGBTQIAPN+ na música”.
As rodas contarão com a participação de artistas do festival, como Ámon, Jade Lu, Levita, Omibulu, Paulilo, Senhora Mar, Talit, Talita Melo, Vênus não é um planeta, Victor Mota, Vírus, Sued e Flora Dourado, além de integrantes da equipe de produção.
Não é necessário se inscrever previamente — quem quiser participar, basta chegar na roda desejada!
Os Papos Sonoros buscam criar um espaço de escuta, troca e fortalecimento das trajetórias artísticas dissidentes, reconhecendo as potências e dificuldades que marcam a atuação de pessoas LGBTQIAPN+ na cena musical contemporânea. Além disso, os encontros funcionam como uma prévia do festival, possibilitando que o público conheça mais de perto os trabalhos, as ideias e as subjetividades que estarão no palco do Pelourinho.
O projeto é idealizado pela produtora Fervu Profanu e as rodas de conversa são uma contrapartida do projeto contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia.
O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. A ação também conta com apoio institucional da Universidade Federal da Bahia.
O Festival Sonora Nu Quintal será realizado no dia 7 de junho (sexta-feira), das 14h às 22h, no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, reunindo música, performances, feira criativa e muita celebração da diversidade. O evento marca uma nova fase do projeto Nu Quintal, criado por Jão Nogueira e Victor Mota, e agora expande sua atuação com ainda mais força, afetividade e resistência.
Serviço:
Roda de conversa 1
Papo Sonoro – Desafios da arte LGBTQIAPN+ independente
Quando: 21 de maio (quarta-feira), às 19h
Onde: Auditório 1 do PAF V – UFBA, Campus Ondina
Roda de conversa 2
Papo Sonoro – Vivências LGBTQIAPN+ na música
Quando: 30 de maio (sexta-feira), às 15h
Onde: Sala 104 do PAF V – UFBA, Campus Ondina
Entrada gratuita