Fernanda Bezerra lança Maré Produções Culturais

No Circuito
11 de março de 2015
por Genilson Coutinho

fernandab

Uma nova onda na produção cultural baiana. A produtora cultural Fernanda Bezerra, considerada uma das mulheres que mais se destacaram nos últimos anos na economia criativa baiana, lança sua nova empresa, a Maré Produções Culturais. A gestora continuará apostando na transformação social e desenvolvimento econômico por meio de iniciativas inovadoras na cultura e arte. Bezerra foi sócia por cinco anos da Multi Planejamento Cultural, ao lado das parceiras Renata Hasselman e Ana Paula Vasconcelos, realizando mais de 65 projetos na cidade.

De saída, a Maré já tem engatilhados para 2015 projetos culturais em parceria com a RedBull, Natura, Caixa Cultural e Gerdau. A expectativa é produzir, gerir e idealizar ações criativas no campo da cultura e desenvolver estratégias para investimentos em projetos culturais.

Trajetória

Fernanda Bezerra é formada em Comunicação Social, com Habilitação em Produção Cultural pela Universidade Federal da Bahia. É idealizadora da Mostra Possíveis Sexualidades, juntamente com o especialista na área de audiovisual Rodrigo Barreto. A iniciativa criou uma cena cultural LGBT, exibindo filmes inéditos na capital baiana e reunindo produções artísticas com foco na diversidade sexual. A mostra teve sete edições e ganhou o Prêmio de 30 anos do Grupo Gay da Bahia, em reconhecimento ao seu trabalho em prol da cultura LGBT. No mesmo ano, recebeu o diploma de amiga da Academia de Letras da Bahia, devido a transformação da instituição em um Ponto de Cultura, programa de fomento a espaços culturais do Ministério da Cultura.

Nas artes cênicas, produziu espetáculos de sucesso, a exemplo do premiado Sargento Getúlio, baseado no livro homônimo de João Ubaldo Ribeiro, dirigido por Gil Vicente Tavares, com Carlos Betão. Dentro da Multi, esteve a frente da produção e idealização de projetos como em 2011, o musical O Sumiço da Santa, com direção de Fernando Guerreiro e grande elenco, em 2012. Em 2014, produziu outro musical, agora com a assinatura de Gil Vicente Tavares, Caymmi, do rádio para o mundo!, montagem realizada em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi, com temporada no Café Teatro Rubi, no Hotel Sheraton da Bahia.

Foi uma das líderes do movimento cultural que retomou as atividades do Clube Fantoches da Euterpe, em Salvador. O espaço, com mais de 130 anos de existência, estava quase que totalmente desativado, quando a Multi promoveu os ensaios de verão de artistas como: Moraes Moreira, Márcia Castro, Luiz Caldas, Bailinho de Quinta e Margareth Menezes. Nos verões de 2010 a 2014, foram promovidos cerca de 20 eventos para um público estimado de 40 mil pessoas. Participaram como convidados artistas como: Gabriel Pensador, Zélia Duncan, Carlinhos Brown, Lenine, Luiz Melodia, Martinalia, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Chico César, Saulo, Lucas Santtana, Baiana System, dentre outros.

Em fevereiro de 2014, a Multi e Fernanda Bezerra foram as produtoras locais do show de Elton John, coordenando a equipe local de produção do show realizado na Itaipava Arena Fonte Nova. Este foi o primeiro show internacional do espaço. O evento atraiu um público estimado de 42 mil pessoas.

Em 2014, foi jurada do Troféu Dodô e Osmar, elegendo os melhores do Carnaval de Salvador. No mesmo ano, Fernanda participou da comissão de seleção do I Edital de Cultura da cidade de Madre de Deus, Bahia.