Arte e Exposições

Notícias

‘Drags da Independência’ reconta a história da Bahia por meio da arte drag

Redação,
23/11/2023 | 15h11
FOTO: Divulgação

Elenco de drag queens baianas compõe projeto que traz espetáculo, cortejo, recital e terceira edição da Escola de Drags 
 

A potência da arte drag vai dar vida a personagens invisibilizadas da História da Bahia no “Drags da Independência”, projeto que realiza diversas ações em Salvador entre os meses de novembro e dezembro de 2023. A proposta, idealizada pela drag queen baiana Spadina Banks e realizada pela DAN Território de Criação, reúne, além de Spadina, as artistas Barbárie Bundi, Ferah Sunshine, Valerie O’rarah, Rainha Loulou e Dandara em um programa de ações que começam com a terceira edição da Escola de Drags, passando por recital, espetáculo e que terminam com um cortejo performático aberto, realizado no centro da cidade, em dezembro.   

“Drags da Independência” reconta a história da independência da Bahia com narrativas LGBTQIAPN+, celebrando a força da arte drag, vertente artística que historicamente se traduz em um ato político por respeito, inclusão, representatividade e reconhecimento de direitos. Sem saírem do papel ativistas, as drag queens têm permeado a cultura contemporânea, em um movimento global impulsionado pelo sucesso de reality shows de TV e streaming, capitaneados pelo programa RuPaul’s Drags Race, e, nacionalmente, por artistas do mainstream como Pabllo Vittar e Glória Groove.

“É um prazer imenso poder contribuir para o nascimento de novos artistas nessa arte que nos cura e nos fortalece tanto com a Escola de Drags. Fico muito feliz em levar a arte drag para outros espaços e outras discussões com esse projeto. Ampliar a atuação de artistas drags é super importante, pois entendemos essa arte como um campo ampliado de possibilidades, não se limitando apenas a shows de dublagens em bares da cidade”, resume Spadina Banks, drag queen e uma das idealizadoras do projeto. 

Escola de Drags

A primeira ação do projeto é a realização da “Escola de Drags – Ano III”, um laboratório criativo gratuito sobre as ferramentas de construção de uma drag queen. Com edições anteriores em 2016 e 2021, nesta edição a Escola promoverá a pesquisa da identidade brasileira na arte drag. A experiência é aberta a todas as pessoas interessadas em arte drag, são 20 vagas, e as inscrições estarão abertas de 20 a 25 de novembro e podem ser feitas pelo link: bit.ly/EscoladeDrags3.  

As oficinas acontecem de 27 de novembro a 5 de dezembro, em cinco encontros presenciais realizados no Carmen Lounge Bar (Centro), e serão ministradas pelas drag queens participantes Spadina Banks, Rainha Loulou, Valerie O’rarah, Ferah Sunshine e Dandara. A Escola proporcionará um espaço de experimentação e aprendizado sobre a arte drag em que os participantes mergulharão em diferentes aspectos da performance, como criação de figurinos, técnicas de maquiagem, dublagem e expressão de palco ao mesmo tempo em que explorarão a construção de personagens históricos LGBTQIAPN+. Depois da formação, a turma participa do espetáculo “Drags da Independência”. 

Espetáculo “Drags da Independência”

Com direção de Barbárie Bundi e dramaturgia de Daniel Arcades, o espetáculo une performance drag, artes cênicas e dublagem para resgatar personagens esquecidos da História da Bahia. Serão oito apresentações, de 7 a 10 e 14 a 17 de dezembro, de quinta a domingo, sempre às 21h.

Em noites temáticas, as drags participantes recebem as alunas que participaram da Escola. O espetáculo apresenta fragmentos de texto, poesias e dublagem com as drags protagonizando a recriação dessa narrativa histórica. Em cena, elas questionam a ausência de personagens LGBTQIAPN+ nos registros oficiais e investigam figuras esquecidas, enquanto trazem à tona personagens históricas como Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica.


Recital “Drags na História”

Desafiando as fronteiras do ensino tradicional, o recital leva a arte drag queen para as escolas, como uma poderosa ferramenta de transformação. Em dezembro, a dupla Barbárie Bundi e Spadina Banks entra no ambiente escolar com um recital poético que lança outro olhar para a narrativa da Independência da Bahia e, por consequência, do Brasil. 

Serão duas apresentações, uma no Colégio Estadual Professor Nelson Barros e uma no Colégio Estadual Alaor Coutinho, com coordenação pedagógica do ator e educador Antonio Marcelo e dramaturgia de Daniel Arcades. O recital se torna uma janela para uma perspectiva alternativa da história, destacando personagens que foram sistematicamente negligenciados nas páginas oficiais dos registros históricos. Focando especialmente nas narrativas negras, indígenas e LGBTQIAPN+, a intenção é trazer à luz vozes e histórias que por muito tempo foram silenciadas.

Cortejo “Em Busca das Caboclas do Centro”
O cortejo “Em Busca das Caboclas do Centro” coroa as ações do projeto “Drags da Independência” no dia 17 de dezembro, saindo da Praça Castro Alves e percorrendo a Avenida Carlos Gomes. Convocando todas as artistas participantes do projeto, outras drag queens da cena soteropolitana e apreciadores da arte drag, o evento é, mais do que uma marcha, uma afirmação vibrante da importância histórica do centro da cidade de Salvador, destacando a contribuição significativa da Rua Carlos Gomes na formação e expansão da cultura LGBTQIAPN+ na Bahia. A ação é uma manifestação artística que comemora a diversidade, o orgulho e a resistência da comunidade LGBTQIAPN+.

“A arte drag é intrinsecamente complexa, envolvendo performance, interpretação, visualidades, criação de roteiro, e é crucial aprofundar essa linguagem. A Escola de Drags surge como um ponto de convergência para novos artistas da cena, acolhendo aqueles que se interessam por essa forma de expressão. Promovemos o encontro entre artistas já estabelecidos na cena e aqueles que estão iniciando sua jornada. A proposta vai além de apenas transmitir conhecimento; é uma forma de instrumentalizar um processo que muitas vezes nasce da vivência e experiência desses artistas em seus próprios shows”, completa Barbárie Bundi, drag queen também idealizadora do projeto. 

“Drags da Independência” foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa). 

Serviço:

“Drags da Independência”


Ação 1 – Escola de Drags – Ano III
Data: 27 de novembro a 5 de dezembro
Inscrições: até 25 de novembro, on-line, no link bit.ly/EscoladeDrags3.

Ação 2 – Espetáculo “Drags da Independência”

Data: 7 a 10 e 14 a 17 de dezembro, de quinta a domingo
Horário: 21h
Local: Carmén Lounge Bar (Rua Carlos Gomes, 860 – Centro)

Ação 3 – Cortejo “Em Busca das Caboclas do Centro”
Data: 17 de dezembro (domingo)
Local: saída Praça Castro Alves
Horário: 17h 

Gratuito 

Realização: Dan Território danterritorio.com.br

Informações: instagram.com/danterritorio