Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (01) será marcado por caminhada e testagem para HIV e sífilis no Porto da Barra

AIDS em pauta, Notícias
29 de novembro de 2018
por Genilson Coutinho

Jovens do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem Salvador (Foto: Genilson Coutinho)

Neste sábado (01), o mundo inteiro comemora, há 30 anos, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Para marcar a data e dar início à programação do Dezembro Vermelho em Salvador, o Projeto Viva Melhor Sabendo Salvador, uma iniciativa do GAPA, juntamente com a UNICEF, em parceria com a UNAIDS e a Secretária de Saúde de Salvador, promoverá um ato com mais de 15 entidades baianas que trabalham com HIV. A ação contará com uma caminhada do Porto da Barra ao Farol e com testagem para HIV com uma unidade móvel.
O objetivo é contribuir no acesso do diagnóstico para o HIV e melhorar a atenção dos serviços se saúde públicos de Salvador, com foco na população jovem. A estratégia se encontra no compromisso assumido pelo município de Salvador através da Declaração de Paris, para alcançar  as metas 90-90-90, que  estabelecem até 2020:  90% de todas as pessoas infectadas com HIV conhecerão seu estado sorológico; 90% dessas pessoas disgnosticadas com HIV receberão terapia antirretroviral ininterruptamente e 90% das pessoas recebendo terapia antirretroviral terão supressão viral.
Segundo a coordenadora executiva do GAPA, Rosa Marinho, “Falar em prevenção torna-se cada vez mais importante, uma vez que foi graças a ela que foi possível controlar e diminuir os casos de AIDS no Brasil nos últimos 30 anos. Entretanto, temos visto que o índice de infecção continua maior entre os jovens e por isso, iniciativas como o Projeto Viver Melhor Sabendo Jovem Salvador são tão importantes. Trata-se de um projeto feito e coordenado por jovens, o que facilita o acesso e o diálogo com a comunidade e oportuniza a testagem onde o governo não chega, com a unidade móvel itinerante do projeto. Essa testagem extra muro das unidades de saúde têm aumentado o diagnóstico precoce e, portanto, a eficácia no tratamento da doença para barrar a transmissão. O GAPA está muito feliz em coordenar esse projeto.”
Instituições participantes: Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa- CEDAP,  GAPA Bahia, Instituição Beneficente Conceição Macedo- IBCM, Pastoral da AIDS da Bahia, Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids- UNAIDS, UNICEF, SAE São Francisco, SAE Marymar Novais, SEMAE Liberdade,  Secretaria de Saúde da Bahia- SESAB; Secretaria Municipal de Saúde- SMS, RNP+/BA, Cidadãs PositHIVas/BA,  Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado- Fundação Pedro Calmon
Programação:
1/12 
15 às 19h – Ato e Caminhada do Porto da Barra ao Farol (ou vice versa) com todas as instituições e convidados. Testagem no Porto da Barra com Unidade Móvel.
19h – Show Solidariedade (ingresso 1 lata de leite em pó)
Praça Teresa, Batista – Pelourinho
2/12
16 a 20h Testagem para HIV, Sifilis e Hep-C e B
Arena Fonte Nova SAE São Francisco
3/12
Sessão Científica SESAB. “AIDS: desafios iniciais e de sempre”
Auditório da Secretaria de Segurança Pública – CAB
4/12
8 a 12h 1° Seminário Municipal de HIV e Aids. Um olhar sobre o cuidado.
Auditório UNIJORGE – Av. Tancredo Neves
5/12
8:30 às 17h – V Jornada Baiana de Infectologia e I Jornada Baiana de IST e HIV
Anfiteatro da UNEB
9h à 12h –  Seminário: A discriminação como fator influenciador na Adesão
Auditório Multicentro Liberdade
Mobilização sobre prevenção das IST e HIV e importância do diagnóstico precoce, nas
escolas.
Escolas do Centro da Cidade
6/12
Ação de testagem para HIV e Sífilis e de prevenção das IST e HIV.
Biblioteca Central do Estado – Barris
7/12
09h à 17h, IV Seminário PositHIVamente
Centro Cultural da Câmara dos Vereadores
10h à 12h Roda de Conversa- Atualização em tratamentos para HIV
Auditório CEDAP
11/12
Ação de testagem (TESTE RÁPIDO) para HIV e Sífilis e de prevenção das IST e HIV para os colaboradores da CMS.
Câmara Municipal de Salvador
12/12
9h Seminario e Visita ao Novo Instituto Couto Maia – ICOM
Novo Instituto Couto Maia – Águas Claras
17/12
Apresentação do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem Salvador e Seminário de Atualização em HIV e AIDS para profissionais e gestores de saúde de Salvador.
Auditório da Faculdade de Medicina- Pelourinho
19/12
Ação de testagem (TESTE RÁPIDO) para HIV e Sífilis e de prevenção das IST e HIV
Arena Fonte Nova