Gastronomia

No Circuito

CPDD e Senac oferecem cursos de formação profissional para comunidade LGBTQIAPN+

Genilson Coutinho,
16/03/2023 | 10h03
Foto: Genilson Coutinho

A partir do dia 20 de março a sede do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT-Ba), no Casarão da Diversidade vai se transformar em um verdadeiro núcleo de formação profissional com a disponibilização de 10 cursos técnicos gratuitos para a população LGBTQIAPN+. O projeto desenvolvido em parceria com o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial -, disponibiliza 20 vagas em cada uma das capacitações e as inscrições podem ser efetuadas diretamente com a equipe de pedagogia do CPDD, na rua do Tijolo, número 8, Pelourinho.
A carga horária de cada curso pode variar entre 15 e 60 horas a depender da formação pretendida. A maioria dos cursos, como Técnicas de Atendimento em Bares e Restaurantes, exige escolaridade mínima, como fundamental incompleto, outros necessitam que o interessado tenha fundamental completo, a exemplo do Controle de Fluxo de Caixa e Ponto de Equilíbrio. Para Rotinas Básicas de Estoque é necessário ensino médio completo.
Além desses citados, a população LGBTQIAPN+ pode optar pelos cursos de Formação de Preço e Venda, Como Vender na Internet e Redes Sociais, Qualidade de Atendimento em Serviços de Alimentos e Bebidas, Rotinas de Departamento Pessoal, Técnicas de Atendimento e Recepção, Administração de Contas a Pagar, a Receber e Tesouraria e ainda Gestão de Pequenos Negócios, que com 60 horas é o curso com maior carga horária para certificação. Todos ministrados por professores do próprio Senac.
Por falar nisso, ao final dos cursos os alunos serão certificados pelo Senac. “O objetivo é capacitar essa população para o mundo do trabalho, criando alternativas de renda e consequentemente o exercício pleno da cidadania”, explica Renildo Barbosa, coordenador geral do CPDD, instrumento da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, gerido pela instituição Beneficente Conceição Macêdo.
Vale lembrar que os cursos são sequenciais, ou seja, começam em março com a turma de Técnicas de Atendimento em Bares e Restaurantes e terminam em 16 de junho com a última aula de Formação de Preço e Venda. Os documentos necessários para efetivar a matrícula incluem comprovante de escolaridade, RG, CPF e comprovante de residência. ]