Cor do ano de 2014 é uma harmonia entre nuances de fúcsia, roxo e rosa

Sem categoria
18 de dezembro de 2013
por Genilson Coutinho

Uma variação entre o lilás e o roxo é a cor que irá inspirar os lançamentos das indústrias nos próximos meses. A nunce foi escolhida como a cor do ano de 2014, e ganhou o nome de “orquídea radiante” pela Pantone, empresa que define a paleta de cores usadas por várias indústrias, inclusive a de móveis. Em 2013, a cor do ano foi a esmeralda.

Na decoração, a tonalidade poderá ser usada em paredes, mobílias, objetos e acessórios. Fica bem em ambientes com tons de verde, turquesa e amarelos. A cor de 2014 combina com cores neutras, como o cinza e o bege.

À frente da rede de houseware Xarmonix, Katiane Cunha Arcoverde lembra que o lilás não é mais uma cor feminina, é a cor da espiritualidade, da tranqüilidade. “Por essa razão, o mercado acolheu as nuances de lilás, oferecendo a cor em diferentes objetos e peças decorativas. O lilás pode estar numa taça, num jogo de pratos, num vaso de flor e em objetos que inspiram tradição, como os de cristal Murano”, realça ela.

Especialistas em cromoterapia ainda defendem que a cor encoraja a expandir a criatividade e originalidade. Também inspira confiança e emana alegria, amor e saúde.